Quase 65% dos moradores da Grande Florianópolis defendem isolamento social

Levantamento feito pelo Instituto Mapa, contratado pelo Grupo ND, mostra que a maioria defende medidas de contenção ao novo coronavírus

Cartão postal de Florianópolis, Beira Mar Norte, não recebe muitas pessoas atualmente por causa do distanciamento social. Foto: Banco de imagens

Quase 65% dos moradores da Grande Florianópolis são favoráveis à manutenção do distanciamento social como forma de contenção ao contágio do novo coronavírus. É o que mostra a pesquisa contratada pelo Grupo ND, realizada em Santa Catarina pelo Instituto Mapa e apresentada ao público na última sexta-feira (3).

Segundo os dados coletados por meio de consulta telefônica a 256 pessoas residentes na região no dia 2 de abril de 2020, 64,8% das respostas apontam para o desejo de permanência do distanciamento social.

A medida foi adotada pelo governo do Estado a partir de recomendação do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial de Saúde). Já 21,5% das pessoas consultadas são contra a continuidade da medida e 13,7% não souberam responder.

Quando a pergunta é sobre como deveria-se proceder com esse distanciamento social nos próximos dias, 25% dos consultados entendem ser necessário o aumento da restrição, com medidas ainda mais rígidas. Além disso, 33,6% preferem que a condição seja mantida. No entanto, 41,4% das pessoas desejam a diminuição das medidas com flexibilizações.

Finalmente, quase metade dos entrevistados (49,2%) defende a reabertura o quanto antes das atividades econômicas a partir de critérios estabelecidos pela autoridades sanitárias. A pesquisa mostra também que 34,4% entendem que não e 16,4% não souberam responder.

Lideranças governamentais

A pesquisa também avaliou a liderança do governador Carlos Moisés da Silva (PSL) e do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) na condução da crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

Para 37,1% dos moradores da Grande Florianópolis, a avaliação de Moisés é considerada ótima. Já 37,9% classificam como boa. Os dois quesitos positivos somam 75%. No entanto, 18% apontaram como regular, enquanto 3,1% classificaram como ruim e 3,9% como péssimo o desempenho do governador.

Jair Bolsonaro

O presidente da República, Jair Bolsonaro, foi avaliado positivamente por 44,5% dos entrevistados. Desses, 23,8% consideram sua liderança à frente ao combate à Covid-19 como ótima e 20,7% como boa. A pesquisa ponta ainda 19,9% como regular, enquanto 22,3% consideram ruim e outros 13,3% como péssimo o trabalho de Bolsonaro.

Dados da pesquisa:

O Instituto Mapa ouviu, por telefone, 1.600 pessoas em 55 municípios de Santa Catarina. A pesquisa foi realizada no dia 2 de abril, com maiores de 16 anos. Das pessoas consultadas, 256 (16% do total) moram na Grande Florianópolis. A margem de erro é de 2,45% para mais ou para menos.

Confira os números:

1 – O governo catarinense deve manter, nos próximos dias, o isolamento social como está fazendo atualmente?

SIM – 64,8%
NÃO – 21,5%
NÃO SABEM – 13,7%

2 – O governo catarinense deve abrir o quanto antes as atividades econômicas, com os critérios estabelecidos pelas autoridades sanitárias?

SIM – 49,2%
NÃO – 34,4%
NÃO SABEM – 16,4%

3 – Para você, o que seria mais importante nos próximos dias?

AUMENTAR O DISTANCIAMENTO SOCIAL – 25%
MANTER O DISTANCIAMENTO SOCIAL – 33,6%
DIMINUIR COM FLEXIBILIZAÇÕES – 41,4%

4 – Você considera a liderança exercida pelo governador Carlos Moisés, no enfrentamento ao coronavírus:

ÓTIMA – 37,1%
BOA – 37,9%
REGULAR – 18%
RUIM – 3,1%
PÉSSIMA – 3,9%

5 – Você considera a liderança exercida pelo presidente Jair Bolsonaro, no enfrentamento ao coronavírus:

ÓTIMA – 23,8%
BOA – 20,7%
REGULAR – 19,9%
RUIM – 22,3%
PÉSSIMA – 13,3%