
Santa Catarina habilitou junto ao Ministério da Saúde, 72 novos leitos de UTI em cinco municípios: Florianópolis, Criciúma, Chapecó,Tubarão e Lages. As portarias já estão publicadas no Diário Oficial da União.
Foram habilitados 28 leitos somente na Capital, sendo 10 no Hospital Universitário, 10 no Hospital Florianópolis e 8 no Hospital Governador Celso Ramos. Além disso, outros 10 leitos no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó; 15 no Hospital Regional São José, em Criciúma; 9 no Hospital e Maternidade Tereza Ramos, em Lages; e 10 no Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão.
Investimento federal
O governo federal anunciou 1.740 leitos de UTI adulto e 21 leitos de UTI pediátrica voltados exclusivamente para atendimento aos pacientes graves ou críticos de coronavírus. Para custeio desses leitos, a pasta está investindo R$ 255,6 milhões em todo o Brasil. Em Santa Catarina, o montante chega a R$ 9,1 milhões.
A garantia do repasse dos recursos é dada por meio de habilitação concedida, em caráter excepcional, por 90 dias. Entretanto, esse prazo pode ser prorrogado enquanto houver emergência em saúde pública no país decorrente da Covid-19. Por cada diário do leito serão pagos R$ 1,6 mil, o dobro do que normalmente é repassado.
“Desde o início desta crise o Governo vem trabalhando para garantir mais leitos e equipamentos. O anúncio do Ministério da Saúde vem fortalecer ainda mais nosso trabalho”, destacou o governador Carlos Moisés.
O secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, afirmou que
esses leitos irão contribuir na estratégia de enfrentamento ao novo
coronavírus adotada em Santa Catarina.
Ele ressaltou que, até o final de maio, a previsão é liberar 713 novos leitos de terapia intensiva em todas as regiões catarinenses para atender os casos mais graves da doença. Já foram criados 300 novos leitos desde o início da pandemia, o que representa um acréscimo de quase 30% na capacidade anteriormente instalada.
Leitos extras
Zeferino citou ainda que a Secretaria de Estado da Saúde mantém como estratégia principal reforçar a rede hospitalar estadual. Por isso, já
disponibilizou cerca de 3,9 mil leitos clínicos, sendo 3.452 adultos e 444
pediátricos, para atendimento exclusivo pelo SUS a pacientes com suspeita
ou confirmação de Covid-19.
Tal medida consta da Portaria 246, publicada em 14 de abril. O texto estipula que de 50% a 100% dos leitos clínicos disponíveis e até 90% dos leitos cirúrgicos pediátricos listados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde sejam destinados exclusivamente para pacientes com a doença ou com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.
Na portaria também são elencados mais de 80 hospitais públicos e filantrópicos de todas as macrorregionais de saúde de Santa Catarina e o número de leitos reservados para o combate à pandemia.
Outra medida de enfrentamento à doença é a exclusão dos critérios de
avaliação da nova Política Hospitalar Catarinense em 2020. Com isso, os
hospitais filantrópicos do Estado receberão o valor máximo estabelecido, representando um repasse total de R$ 276,2 milhões até dezembro.



















