Wancley quer disciplina de uso racional da água em currículo escolar

taques cancela agenda em rondonópolis

Está em tramitação na Assembleia Legislativa, o projeto de lei do deputado Wancley Carvalho (PV) que pede a inclusão na grade curricular matéria específica sobre o uso racional da água. A carga horária e o ano letivo no qual será inserido ficarão a cargo da secretaria de Estado de Educação.

De acordo com a proposta do deputado, apresentada no ano passado, o assunto será tratado em salas de aula do ensino fundamental e médio da rede pública estadual de Mato Grosso.

A proposta foi analisada pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto em análise no Núcleo Ambiental da Assembleia Legislativa (ALMT), e aguarda apreciação do Núcleo Social da Casa de Leis. "Celebramos hoje o dia mundial da água. Essa substância é a mais preciosa da terra. Precisamos ensinar nossas crianças desde cedo, e nada melhor que começar pela inclusão no currículo escolar", lembrou o deputado.

A iminente crise de abastecimento de água tem preocupado o deputado do Partido Verde. Na justificativa do projeto, Wancley cita dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que revelam que se continuarem os padrões de consumo, e não forem criadas fontes alternativas para captação, em 2025, um terço da população mundial não terá acesso à água potável.

Apesar das diversas campanhas nos veículos comunicação que alertam para o consumo consciente da água, o deputado defende a necessidade de debater o assunto de forma contínua, dentro das salas de aulas. "Precisamos disseminar a importância do uso racional da água. É urgente conscientizar sobre a escassez dos recursos hídricos", afirma Wancley.

O parlamentar, que é graduado em geografia, lembrou que, embora o planeta seja formado por 3/4 de água, 97,3% desse total são águas salgadas, 2,34% estão em forma de gelo ou em lençóis freáticos e somente 0,36% são águas de rios, lagos e pântanos apropriadas para consumo. “É preciso conhecer, entender e conscientizar. Se soubermos usar, não vai faltar: mas para isso é necessário mudar comportamentos, e a educação é a melhor saída” salientou.

A proposta prevê ainda a capacitação dos professores, para despertar nas crianças a sensibilidade com as causas ambientais. O conteúdo apresentado na sala de aula não fica restrito somente ao ambiente escolar. “Alunos são multiplicadores de informação. Seja em casa, na escola, bairros ou com familiares, o aluno aprende na escola e sente o desejo de compartilhar”, finalizou o autor do projeto.

Sustentabilidade -Filiado no Partido Verde desde 2003, e preocupado com as questões de sustentabilidade, o deputado tem pautado sua atuação na defesa do meio ambiente.

Em novembro do ano passado, o parlamentar lançou o guia digital da Sustentabilidade. Neste mês, Wancley complementou a publicação virtual com o e-book Sustentabilidade nos Serviços de Saneamento Básico. O material está disponível no site do deputado (http://www.wancley.com.br/).

O assunto, inclusive, foi debatido na ALMT durante audiência pública, realizada por Wancley. O tema foi ao encontro do tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cnbb) e Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), que debate questões no saneamento básico no país.