Santa Casa de Cuiabá receberá R$600 mil em emendas

'quem nunca atrasou contas?', questiona ministra da agricultura

Em sessão especial, que iniciou as comemorações dos 200 anos de inauguração da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, o governador em exercício Guilherme Maluf (PSDB) afirmou que vai trabalhar na liberação de R$ 600 mil que foram destinadas à unidade hospital por meio de emendas parlamentares aprovadas no Orçamento de 2016.

O anúncio foi feito durante a solenidade realizada na noite desta segunda-feira (25) no Plenário Renê Barbour, presidida pelo deputado Wilson Santos (PSDB).

“Nesta terça-feira (26), vamos nos reunir com os deputados para discutir a liberação de emendas e essa será uma das demandas. Espero resolver a liberação desses recursos à Santa Casa de Cuiabá ainda nessa semana”, declarou Maluf, que estará no comando do Executivo até quarta-feira (27), quando o governador Pedro Taques e o vice-governador Carlos Fávaro retornam da viagem da Caravana da Integração.

Na oportunidade, a solicitação de liberação dos recursos para atender a Santa Casa foi feita pelo deputado Wilson Santos pela importância da unidade hospitalar para Mato Grosso que, segundo o parlamentar, desde a sua inauguração não interrompeu em nenhum momento o atendimento, mas sempre teve problemas financeiros.

O parlamentar Informou que a Santa Casa vai investir em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal e pediátrica. “São em média, 30 cirurgias diárias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, por mês, somando os atendimentos de convênio e particular, chega ao número de mil intervenções cirúrgicas. A Santa Casa chega a ser mais antiga que essa própria Casa de Leis”, lembrou Wilson Santos.

Na solenidade, o atual presidente da Santa Casa Antônio Preza recebeu uma Moção de Congratulação pelos serviços prestados pela unidade hospitalar à sociedade. Ele agradeceu a presença dos funcionários e de voluntários, que atuam ‘doando’ algo que não se compra que é tempo para cuidar dos enfermos que, às vezes, chegam a ficar mais de meses internados.

“Envidando muitos esforços, conseguimos reformar quase toda a ala adulta e agora estamos trabalhando para concluir a reforma da ala pediátrica”, conta Preza.

O presidente da Santa Casa explicou que uma unidade hospitalar pode ser considerada filantrópica sem atender pelo SUS, desde que ofereça 10% dos atendimentos de forma gratuita ou atenda 60% pelo SUS e 40% particulares e convênios. Informou ainda que, no caso da Santa Casa, atualmente apenas 20% dos atendimentos são particulares.

“Oitenta por cento são atendimentos pagos pelo SUS que, conforme a tabela, se o hospital gastou R$ 100, o SUS só reembolsa R$ 60. Ou seja, há déficit, porém pesquisas mostram que esse déficit é bem menor do que nos hospitais públicos próprios e de OSS”.

Também participaram da solenidade os deputados Sebastião Rezende e Coronel Taborelli. No evento, o Coral de servidores da Assembleia Legislativa, coordenado pelo Instituto Memória do Poder Legislativo, tendo como maestro Carlos Taubaté, cantou duas músicas: “A Lua”, um clássico cuiabano e “Qui Presso Ate”, de Mozart.

História – Em 2017, a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá irá completar seu bicentenário. Por iniciativa do Capitão General João Carlos Augusto D'Oyenhausen de Grevemburg, a construção da Santa Casa foi iniciada em 1815 e inaugurada em 8 de dezembro de 1817.

Há mais de 40 anos, o hospital passou a contar com serviços terceirizados, que hoje formam o complexo da Santa Casa. Desde sua inauguração nunca parou de funcionar, mas sempre teve problemas financeiros.

No final da década de 1990 quase fechou as portas. No começo, recebia suporte econômico da Real Academia Militar. Hoje, os recursos para a manutenção vêm dos governos estadual e federal, repassados por intermédio da prefeitura de Cuiabá e pelo SUS municipal, e também de doações de instituições privadas.

Trata-se de uma instituição filantrópica, com carimbo do Conselho Nacional de Assistência Social, ligado ao INSS. A cada três anos, a Santa Casa deve provar para o Conselho que seu atendimento pelo SUS é acima de 80%. Hoje, é um hospital geral com especialidades médicas e cirúrgicas.