Projeto garante a instalação de escola técnica para jovens

vereador professor sidnei resolve problema da falta d´água em comunidade rural

O projeto autorizando a instalação da Escola Técnica Agrícola _ETA em Rondonópolis, proposta pelo vereador Juary Miranda (SD), foi aprovada pelos legisladores e sancionada pelo prefeito. O projeto, inclusive, já saiu do papel e deve formar alunos aptos a desempenhar a profissão de técnico agrícola. Esta ação deve dar a oportunidade para que os jovens tenham uma profissão, além de proporcionar ao filho do agricultor que dê continuidade às suas atividades no campo.

Além do aspecto puramente escolar, a Escola Técnica Agrícola deve também proporcionar ao aluno condições para aplicação prática dos conceitos vistos em classe. Esse aspecto envolvendo mais treinamento do que educação implica em proporcionar condições para que os alunos apliquem no campo o que aprenderam em sala de aula.

A escola também deve servir como incentivadora na execução de projetos de produção em defesa de interesses comuns e realizar a comercialização da produção originária do processo de ensino agrícola. “O projeto é rentável, haja vista que tudo o que se produz é comercializado e o dinheiro será destinado à manutenção da própria escola, servindo como fonte de renda”, explicou o vereador.

Segundo a secretária de Educação do município, professora Carmem Garcia Monteiro, ainda é prematuro se pensar em data para o início das aulas, visto que, além do investimento da administração pública, será necessária a parceria de outros órgãos. “Já fomos buscar apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, pois ainda não temos todo o recurso para a implantação do mesmo. Verificamos se há a existência de projetos ou programas de incentivo às escolas técnicas. A equipe ficou de verificar se há fontes de recursos para este fim e, se não, como poderão nos ajudar”.

Segundo ela, o projeto vai contribuir para a permanência do homem no campo, visto que muitos jovens se deslumbram com as oportunidades de qualificação ofertadas na zona urbana. “Eu e o prefeito Zé Carlos do Pátio julgamos o projeto viável, pois pensamos na fixação do homem no campo. Fizemos uma análise de que têm muitos alunos abandonando suas raízes na zona rural para frenquentar as escolas de ensino na cidade. A escola técnica vai incentivar os jovens a darem continuidade ao trabalho da família”, disse.

O prefeito e a equipe da educação já estudam o melhor espaço para abrigar a escola. “Ainda não chegamos a um denominador comum, mas estamos trabalhando com comprometimento e responsabilidade para o projeto aconteça o quanto antes e as crianças da zona rural possam contar com mais este benefício”, concluiu a secretária.