Uma tradição de 197 anos continua viva na cultura diamantinense e ganha força com o apoio da Prefeitura Municipal. A percorrida da Bandeira do Divino, arauto de fé, devoção e retrato de uma das muitas faces da cultura brasileira, tem ganhado cada vez mais adeptos, a cada final de semana. Este ano, a Percorrida teve início nos dias 13 e 14, nos Bairros Popino, Areal e da Ponte.
Neste final de semana, dias 20 e 21 de maio, a percorrida foi nos Bairros Pedregal e Vale do Sol. Um dos fomentadores de cultura em Diamantino, o senhor Antônio Praxedes enaltece o apoio da Prefeitura Municipal, no resgate da cultura, com a Percorrida da Bandeira. “Nós podemos dizer que, hoje, a cultura está nas mãos certas. O apoio que recebemos da Prefeitura Municipal. Nós vemos que o ‘resgate’ está acontecendo. Basta dizer que a Bandeira ficou um tempo parada. E hoje, ao retornar, já temos uma grande quantidade de pessoas acompanhando a bandeira e outras abrindo novamente suas portas, para que a bandeira passa e abençoe, juntamente com o Senhor Divino, abençoar os lares e nossas famílias”, afirma.
A secretária de educação e cultura de Diamantino, Edith Marmos (Preta), comenta a importância de manter a cultura viva. “Esse trabalho, além de muito bonito e gratificante para todos nós diamantinenses, que gostamos de ver nossa cultura reavivada, é muito importante. Estamos vendo que, a cada dia que passa, o número de pessoas que participa aumenta. Queremos dar o apoio a essas pessoas e fortalecer nossa cultura, porque um povo sem cultura é um povo sem raízes”, explica.
O historiador de Diamantino, Joel Praxedes, comenta a importância da preservação da tradição diamantinense. “Neste ano de 2017 a Bandeira do Senhor Divino completa 197 anos de tradição popular. E tudo está sendo muito bem conduzido. No primeiro dia, começou com 30 membros. E hoje, já são 60 membros, foliões, devotos da Bandeira. É importante a preservação da tradição diamantinense, para que se perpetue pela posteridade. É assim que a cidade avança. Uma cidade sem cultura é uma cidade sem alma. E Diamantino é uma cidade que tem cultura, povo hospitaleiro e tradição”, reflete.
A professora da Unemat, Katia Norões, lembra que a percorrida da Bandeira do Divino é resultado da união de culturas de povos ancestrais. “De certa forma, essa tradição cultural encontrada em Diamantino é uma festa extremamente representativa das nossas tradições portuguesas, africanas, indígenas. Esse misto é que recompõe nossa história. Nossas tradições que, de certa forma, é o que nos mantém vivos e constitui o que significa o povo brasileiro”, lembra.
Bruno Costa, também professor da Unemat, ressalta a ligação da Percorrida da Bandeira do Divino com outras tradições populares. “Vejo com muito bons olhos esse resgate popular. Porque percebe-se que a população tem uma história nessa terra. Tem uma história que não deve ser esquecida. São 197 anos de tradição. E essas tradições têm muita ligação com muitas outras tradições populares do Brasil. Isso aqui é uma ‘pérola genuína’ da manifestação do povo. Da devoção ao Divino Espírito Santo. Da fé do povo diamantinense. E que deve ser valorizado. A Prefeitura está de parabéns, junto com a Secretaria de Educação e Cultura, por apoiarem este trabalho”.
Atenção para o cronograma da Percorrida da Bandeira do Divino nas próximas semanas:
Dia 27/05 (sábado): Bairro Buriti, a partir das 8h;
Dia 28/05 (domingo) : Praça dos Esportes, a partir das 8h;
Dia 03/06 (sábado): Jardim Guaraná / Centro, a partir das 8h;
Dia 04/06 (domingo): Centro, a partir das 8h;
















