Mais de mil pessoas participaram do circuito "Varejo Show” em Mato Grosso. O evento é composto de quatro palestras presenciais com os temas atendimento, boas práticas, inovação, estratégia e tecnologia. Conhecimentos considerados essenciais para quem quer se manter e crescer no segmento.
A capacitação é promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Mato Grosso e faz parte das atividades da Semana de Ciência e Tecnologia. As cidades de Tangará da Serra, Sinop, Rondonópolis e Várzea Grande receberam o grupo formado por Caio Camargo, Fred Rocha, João Kepler e Fred Alecrim.
Eles já se apresentaram nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e Paraná. Também estão previstas palestras em Goiás, Amazonas e Amapá. De acordo com Caio Camargo, elas têm em comum o incentivo para empresário sair da passividade.
"Ele precisa tem um plano, focar na produtividade e agir de forma diferencial. Antes, o mercado estava próspero, então exigia menos do empreendedor. Agora, ele precisa se movimentar para ser grande”, afirma.
Camargo lembra que o segmento ainda tem um pouco de resistência com relação às mudanças, porém isto é uma realidade tanto para os pequenos como os grandes negócios. Na análise do palestrante, os empreendimentos estão na transição da 3º para 4º geração. Isto tem reflexo no modelo de gestão e nas estratégias de sucessão.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MT, Hermes Martins da Cunha, o objetivo do Sebrae é dar condições para o empresário se sobressair e conquistar mercados em tempo de crise.
O último evento do circuito aconteceu na sexta-feira(23) no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, no auditório da Igreja Batista Nacional, e teve a participação de mais de 700 pessoas.
Na ocasião, o "Varejo Show” teve a parceria das associações dos Empresários e Amigos do Cristo Rei, dos Revendedores da Venda Direta de Mato Grosso e da Comercial e Empresarial de Várzea Grande.
O presidente da Associação dos Empresários e Amigos do Cristo Rei, Ettore Oliveira, diz que a parceira com o Sebrae começou há 90 dias e já resultou em um evento de sucesso.
São mais de 300 associados na entidade e atualmente, eles querem trabalhar com o fortalecimento dos negócios da região do Grande Cristo Rei, composta por 72 bairros.
Segundo Oliveira, apenas 30% dos moradores da comunidade compram exclusivamente do comércio local. O restante acaba se dissipando entre o centro de Várzea Grande e Cuiabá, capital mato-grossense. "Queremos melhorar os empreendimentos e também mudar a cultura do empresário e dos comerciantes locais sobre o fortalecimento da economia local”.
Nesse sentido, o presidente da associação acredita que os ideais dos empresários casam com os do Movimento Compre do Pequeno Negócio, liderado pelo Sebrae.
O pastor da Igreja Batista Nacional, Paulo Rogério Lopes, responsável pelo Ministério Empreendedor, conta que a igreja tem um grupo de empreendedores que se reúne todo mês e que sempre apoia este tipo de evento.
Conforme Lopes, as capacitações têm um grande poder de transformação e podem agregar a vida do empreendedor, além de ajudá-los a sair ou não entrar em dificuldades.

















