A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Guiratinga realiza na próxima sexta-feira(04/11), no Salão de Eventos da Secretaria Municipal de Educação, a partir das 8h, o 2º Encontro Estadual de Turismo do Domo do Araguaia que terá presença de representantes de todos os municípios que compõem essa Região.
O evento que vem sendo promovido pela Secretária Vilmary Vilela, terá a presença do prefeito Hélio Goulart, vereadores e secretários municipais e tem direcionado convites também para todas as forças vivas da comunidade e da Região Sul.
É notório que Guiratinga apresenta grande potencial para diferentes segmentos do turismo, pois nosso rico patrimônio natural e cultural favorece, dentre outros, segmentos de turismo de aventura, rural, cultural, científico, pedagógico e ecoturismo, no entanto há uma necessidade latente de nos organizarmos para oferecer produtos de qualidade nessa área cada vez mais competitiva.
Mais badalado pelo mundo e certamente o mais explorado a nível local, o ecoturismo se caracteriza por ser um segmento de turismo da natureza que utiliza o patrimônio natural de forma sustentável e que busca sua proteção por meio da sensibilização e da educação ambiental. Embora os aspectos associados ao meio abiótico, especialmente as rochas e o relevo, também sejam atrativos para o ecoturismo, o maior apelo para este segmento são, sem dúvida, os atrativos relacionados ao meio biótico – fauna e flora.
Quando bem planejado o Turismo pode sim promover a minimização dos impactos ambientais e dos problemas socioeconômicos com maior equidade, além de contribuir decisivamente com a conservação do patrimônio natural para as presentes e futuras gerações, pois quem conhece desenvolve uma empatia com o local e passa a se sentir corresponsável pelo cuidado, afinal quem ama cuida.
É com essa visão que Guiratinga receberáMax Fábio, Presidente do Conselho Regional do Domo de Araguainha e certamente trará importantes contribuições para o desenvolvimento do Turismo local.
Na oportunidade o prefeito Hélio Goulart, através de sua Secretária Municipal de Cultura Turismo e Meio Ambiente . Wilmary dos Santos Vilela concederá Moção de Aplauso a personagens locais que se destacaram no campo educacional a nível regional e nacional ao longo desta administração. Estarão em Guiratinga nessa jornada cultural representantes dos municípios de Alto Garças, Alto Araguaia, Torixoréu, Araguainhae Ponte Branca.
A Secretária Vilmary informa ainda que a beleza turística da região será destacada durante o evento como forma de divulgação para os municípios que participam do evento

















