Governo anuncia prorrogação de quarentena: SC tem 86 casos de coronavírus

Estado está em situação de emergência. Florianópolis tem a maioria de pacientes com Covid-19

Com 86 casos de coronavírus, governo de SC anuncia prorrogação de quarentena. — Foto: Reprodução

Santa Catarina tem 86 casos de coronavírus em 21 cidades, informou o governo do estado em entrevista coletiva nesta segunda-feira (23). A quantidade de notificações suspeitas não foi atualizada, sendo que até domingo (22) eram 410. Mais três municípios registraram diagnósticos da doença: Içara, Gaspar e Porto Belo.

O decreto de isolamento social, que terminaria nesta terça (24), será prorrogado por mais sete dias, começando a valer a partir de quarta (25), informou o governador Carlos Moisés (PSL) em entrevista coletiva nesta segunda. O decreto ainda será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

A recomendação do poder púbico é que a população fique em casa. O governo já decretou situação de emergência por causa da pandemia.

As cidades catarinenses com casos de coronavírus são:

  • Florianópolis: 15
  • Braço do Norte: 9
  • Criciúma: 9
  • Blumenau: 7
  • Itajaí: 7
  • Tubarão: 7
  • Balneário Camboriú: 6
  • Joinville: 4
  • São José: 4
  • Chapecó: 2
  • Gravatal: 2
  • Imbituba: 2
  • Jaraguá do Sul: 2
  • Porto Belo: 2
  • Rancho Queimado: 2
  • Gaspar: 1
  • Içara: 1
  • Jaguaruna: 1
  • Lages: 1
  • Navegantes: 1
  • Pomerode: 1

Prorrogação do decreto

De acordo com Moisés, os efeitos do decreto inicial de situação de emergência terminariam nesta terça (24). “Uma vez publicado o novo decreto, os efeitos começam na quarta [25]. São mais sete dias, baseado nos critérios técnicos. Tem que continuar a questão do isolamento social, evitar o máximo a interação com as pessoas”, afirmou.

Em relação aos efeitos das restrições já aplicadas, o governador falou que os reflexos serão sentidos na próxima semana. “Por isso a decretação de mais sete dias, para que não tomemos decisões enquanto não tivermos reflexos e curvas que mostrem o desenrolar do contágio”, disse.

Na coletiva, o governador também afirmou que a medida que proíbe a circulação de ônibus coletivos interestaduais continua, já que se trata de uma barreira sanitária, e não de transporte. “Está bem alinhado com o governo federal. Conversamos com o ministro Tarcísio [Infraestrutura]. Ele enfatizou para não haver o fechamentos das cidades. No transporte interestadual, estamos mantendo a mesma posição”, afirmou Moisés.

Pacientes

Ainda não há registro de pessoas curadas da doença no estado, disse o secretário de Saúde Helton Zeferino, e existem pacientes em unidades de terapia intensiva (UTI) com quadro pulmonar que requer atenção. “Essa doença tem a capacidade de atingir tecido pulmonar e provocar lesões especificas”, disse.

O perfil dos pacientes com Covid-19 em Santa Catarina ainda é analisado, afirmou Zeferino, sendo a maioria dos casos mais graves sendo de idosos, assim como nos demais países. Entretanto, ele ressaltou que tem pacientes na UTI com “faixa etária mediana”, os adultos.

Na coletiva, o secretário voltou a afirmar que o objetivo do governo é abrir leitos em hospitais já em funcionamento. Também são avaliados novos espaço, hospitais de campanha, que podem ser montados rapidamente, e hospitais modulares, construídos em 30 dias.

Vacina da gripe

Sobre a vacina da gripe, o secretário afirmou que já foi feita a distribuição de doses já recebidas e que já foi feito novo pedido para o Ministério da Saúde. “O ministério nos sinaliza que está trabalhando na sua logística para que possamos vacinar a população-alvo”, disse o secretário.

Interdições de estabelecimentos

Na coletiva, o governador divulgou que, até esta segunda, a Polícia Civil fechou 1.813 estabelecimentos comerciais que não cumpriram o decreto de situação de emergência. Três pessoas foram conduzidas à delegacia.

A Polícia Militar fez 7.801 intervenções, com 72 interdições. A corporação também fez 106 termos circunstanciados relacionados ao não cumprimento do decreto.

Reuniões

Nesta segunda, Moisés teve reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e com os demais governadores dos estados do Sul e Sudeste.

“Amanhã [terça], tenho reunião à distância com o presidente Bolsonaro. Vai ser conversado a respeito das medidas do governo federal, uma atualização no sentido de verificarmos quais são os anúncios do governo federal e também se as medidas já foram ou não efetivadas através de medida provisória”, afirmou Moisés. A reunião está prevista para ocorrer durante a manhã.

Nesta terça, o governador também deve conversar com representantes do Exército. A ideia é que militares ajudem principalmente nas fronteiras.