O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, general Adriano Pereira Júnior, afirmou durante o lançamento, pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, na manhã desta terça-feira (29), da Operação de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, que a sociedade precisa acordar para o perigo do mosquito transmissor do vírus da dengue, chikungunya e zika. A operação lançada pela ALMT, no plenário das Deliberações Renê Barbour, é uma iniciativa inédita entre os parlamentos estaduais e foi coordenada pela Secretaria de Comunicação da Casa.
“O mosquito não tem fronteira”, disse o general, recordando que, em 2014, eram pouco mais de 100 casos de microcefalia no Brasil. “Em 2015, pulamos para mais de quatro mil casos e hoje vivemos com esse temor que atinge todas as famílias. Não há opção. Já sabemos a receita. A única opção que temos é fazer um combate de guerra, com a interação de toda a sociedade. Por que não fazemos?”, questionou, destacando a importância de ações como a da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
“Nosso objetivo é a integração total de todos os órgãos de governo e da sociedade para o enfrentamento deste que é um dos maiores desafios da saúde pública do Brasil dos últimos 50 anos. Temos que nos mobilizar para evitar a circulação do vírus”, disse. O foco, afirmou, é reduzir a presença de focos do Aedes aegypti em todo o território nacional para um nível aceitável.
O general entende que o combate a esse mosquito é o único meio de se combater os três vírus. “Pode-se pensar em vacina para daqui a dois, três anos. Ele falou da Sala Nacional de Coordenação e Controle do Aedes aegypti e para o Enfrentamento à Microcefalia. “A sala, já compartilhada pelos estados, é uma forma de buscarmos resultados mais rápidos nessa luta”, disse.
Conforme o general, a sala tem o objetivo de monitorar a intensificação das ações de mobilização e combate ao mosquito, sendo composta pelos ministérios da Integração, da Saúde, da Defesa, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação e da Secretaria de Governo da Presidência da República, além de outros órgãos. Todos os estados e o Distrito Federal já instalaram suas salas e estão desenvolvendo ações de mobilização e combate ao mosquito.

















