O deputado Sebastião Rezende (PSC), em evento hoje (15), instalou a Câmara Setorial Temática (CST) sobre Engenharia e Desenvolvimento Logístico de MT, com m intuito de apresentar soluções viáveis a projetos na área de habitação, transporte, mobilidade, saneamento e energia. O engenheiro Eloi da Silva Perreira, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia- CREA/MT, foi designado para presidir os trabalhos, e o advogado Bruno Cardoso Leite, servidor da Casa, o relator.
“A Câmara Setorial vai abordar todas as questões da ciência e tecnologia na área da engenharia, bem como jurídico-social implementar questões voltadas à sociedade como um todo, valorizando os engenheiros mato-grossenses”, destacou Rezende.
O secretário de governo de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso-Sinfra, Marcelo Duarte, destacou a importância do trabalho proposto para o Estado, especialmente como forma de valorizar o engenheiro civil.
“A engenharia barateia os custos de obras, melhora a logística e torna nossa sociedade mais eficiente. Espero contar com a CST como parceira nos projetos do governo e daremos todo o apoio também para o desenvolvimento dos trabalhos realizados aqui”, disse o secretário.
O presidente da CTS, destacou que na última semana do mês de agosto serão iniciados os trabalhos. Uma reunião prévia determinará os dias em que a comissão vai se reunir, as prioridades e a abrangência dos trabalhos.
“O grupo de trabalho não pode ultrapassar o período legislativo, por isso esperamos finalizar tudo antes de dezembro. Caso seja necessário, vamos propor a criação de uma nova CST, que se inicie na nova legislatura. O que precisamos é atender nosso propósito e esperamos que não só esse governo de agora, bem como os que virão, possam aproveitar o trabalho que vamos desenvolver agora”, enfatizou Eloi.
O deputado Rezende disse que trata de uma CTS diferenciada e que espera que em breve as propostas já estejam prontas para serem apresentadas, e o levante aproveitado pelas administrações futuras. “Vamos promover um amplo debate na Casa de Leis, mostrando o papel da engenharia como fator de propulsão do desenvolvimento social e econômicom de Mato Grosso. Trata-se do desenvolvimento do nosso estado”, finalizou o parlamentar.
Estiveram presentes também na solenidade de instalação os secretários de governo Marcus Ogeda, de Turismo; o secretário- adjunto de Obras Públicas, da Secretaria de Estado de Cidades (Cedid), Ernesto Negretti; o responsável técnico Valmir Luiz Moreira Santos, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), e representantes da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso-FIEMT/MT, Companhia Mato-grossense de Mineração Metamat, Conselho Regional de Administração- CRA/MT, Associação Brasileira de Engenheiros Civis- ABENC, e Eletrobrás Eletronorte/MT.

















