Biguaçu, Palhoça e São José reabrem comércio nesta segunda-feira

Prefeituras de Biguaçu, Palhoça e São José seguem medidas da portaria publicada pelo Governo do Estado no domingo (12)

Comércios na Grande Florianópolis reabrem nesta segunda-feira (13) – Foto: Banco de imagens

Os municípios de Biguaçu, Palhoça e São José anunciaram a reabertura do comércio nesta segunda-feira (13), logo após a portaria publicada pelo governo do Estado, no domingo (12).

O novo decreto estadual estabelece regras de funcionamento para que hotéis, pousadas, albergues, restaurantes, cafés, bares, lanchonetes, comércio de rua e afins voltem a funcionar. Além disso, também foi publicada a portaria que permite às polícias militar e civil exercer autoridade de saúde em Santa Catarina.

Capital

A Prefeitura de Florianópolis está adotando medidas mais severas contra a pandemia do coronavírus, e mantém o comércio de rua fechado.

Anunciado na live deste sábado (11), a prefeitura reforçou que os hotéis e pousadas também não poderão reabrir as atividades.

A medida foi tomada com base em estudos elaborados pelo comitê de crise da Secretaria de Saúde de Florianópolis.

A recomendação é que os supermercados comprem termômetro infravermelho para medir a temperatura de todos que entrarem no espaço. A medida começará a valer no fim da próxima semana.

Biguaçu

A abertura de comércio, hotéis e pousadas está autorizada a partir desta segunda-feira (13). O município informou que irá adotar e seguir as determinações do decreto do Governo do Estado.

A abertura dos estabelecimentos, sobretudo, está condicionada ao uso de máscaras por todos os funcionários, a disponibilização de álcool gel e a entrada reduzida de clientes. Além disso, deve ser respeitado o distanciamento mínimo de 4 m² (2 metros) entre as pessoas, e todas as normas de higiene devem ser seguidas.

Segundo a prefeitura, a fiscalização será ampliada e o descumprimento de regras poderá acarretar no fechamento dos estabelecimentos e atividades novamente.

Estabelecimentos como restaurantes, bares, cafés, padarias e lanchonetes permanecerão fechados. Será permitida apenas a venda de produtos no sistema pague e leve ou ‘delivery’.

A circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros, bem como a circulação e o ingresso no território catarinense de veículos de transporte interestadual e internacional de passageiros, público ou privado, e os veículos de fretamento para transporte de pessoas, além da permanência de pessoas em bares, cafés, restaurantes e similares, continuam proibidos no município até 30 de abril.

Já os eventos como missas e cultos, cursos, academias, cinemas, teatros, shows, casas noturnas e similares, além das aulas na rede pública e privada, estão suspensas até o fim de maio.

Palhoça

A prefeitura também anunciou que vai acatar as medidas do novo decreto do governo do Estado.

A partir desta segunda-feira, os comércios estarão abertos no município, mas com restrições quanto ao número de funcionários e de pessoas em cada estabelecimento, conforme as regras da portaria.

Será realizada fiscalização para o cumprimento das regras em cada estabelecimento.

São José

A prefeita Adeliana Dal Pont fez um pronunciamento no fim da tarde de sábado (11). Ela anunciou a manutenção de restrições ao combate à Covid-19 no município.

Levando em consideração as decisões do governo do Estado, a prefeitura liberou o comércio de rua para funcionar com 50% da capacidade a partir desta segunda-feira (13).

A fiscalização atuará para coibir abusos e fechar estabelecimentos que não obedecerem às regras.

Adeliana reforçou ainda que, mesmo com a liberação do governo do Estado, em São José não será autorizada a retomada do setor hoteleiro.

“Não podemos arriscar receber pessoas que possam vir contaminadas pelo vírus para se hospedar em nosso município e elevar os índices de contaminação em nossa cidade”, disse a prefeita.

Seguindo as determinações estaduais, escolas, academias, teatros e cinemas continuam fechados até 31 de maio em São José.

A data também vale para eventos, reuniões de qualquer natureza, como missas e cultos, casas noturnas e similares.

Apesar de permitir a abertura do comércio de rua, continuará proibido até 30 de abril o funcionamento de centros comerciais, shoppings e galerias. Durante esse período, o transporte coletivo também não estará ativo.