Asilo de Antônio Carlos registra terceira morte de idoso com coronavírus

Outros idosos com a doença não têm sintomas e seguem no local sendo monitorados. Recomendação é que idosos sigam em instituições de longa permanência.

Moradores de Antonio Carlos estão apreensivos com casos de Covid-19; igreja matriz está fechada — Foto: Reprodução

Mais um idoso do asilo de Antônio Carlos, na Grande Florianópolis, está entre as 17 vítimas fatais confirmadas pelo Estado de Santa Catarina com diagnóstico de coronavírus. O idoso de 79 anos morreu no Hospital Florianópolis, na capital, onde estava internado para tratar a doença. Outros dois idosos dessa Instituição de longa permanência também morreram com Covid-19.

Há outros idosos no local que estão com a doença, além de um funcionário. Todos estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica do município.

Rotina no local

Mesmo com os casos confirmados, a casa de apoio continua prestando atendimento aos idosos e isolou em quartos separados os idosos com confirmação da doença. O café da manhã e outras refeições estão sendo fornecidas nos quartos de isolamento.

Alguns funcionários foram afastados e o que continuam no local têm utilizado equipamentos de proteção individual. A recomendação da Vigilância de saúde é que os idosos infectados também usem máscaras.

Os EPIs estão sendo comprados pela própria casa, que tem aceitado doações, como as despesas aumentaram muito durante a pandemia, tanto com aquisição de equipamentos, quanto com as horas extras dos funcionários que estão no local cobrindo os demais afastados.

Segundo Fernando Luis de Souza, proprietário da casa, a equipe de assistência aos idosos, que inclui médico e enfermeiros, foi dividida em duas: uma atende apenas os idosos que testaram positivo para o coronavírus e outra, atende os que tiveram resultado negativo para o teste.

Ainda segundo o proprietário da instituição de longa permanência de idosos (ILPI), os idosos que estão no local não apresentam os sintomas da doença e alimentação agora inclui ainda mais laranjas e limões doados por uma fruteira da região para tentar fortalecer o sistema imunológico deles.

As visitas aos idosos estão suspensas desde a metade de março, por recomendação do médico do local após as primeiras confirmações de coronavírus em Santa Catarina.

Mortes no asilo

O primeiro idoso que morreu em março não apresentou sintomas do novo coronavírus, segundo a família e os funcionários da casa, e foi hospitalizado com quadro de desconforto respiratórios em 23 de março. Ele havia sido levado pelos filhos para o abrigo em 18 de março.

A confirmação do diagnóstico de Covid-19 saiu no mesmo dia da morte, mas horas depois, e a família enterrou o idoso sem saber que ele seria um caso suspeito de coronavírus. Após a morte, as pessoas que vivem e trabalham da casa de repouso foram submetidas ao teste de coronavírus, totalizando 49 amostras.

Há uma semana, morreu a segunda idosa do local, de 66 anos, em um hospital de Biguaçu, também na Grande Florianópolis, onde ela foi internada.

Recomendações

A suspensão das visitas está entre as recomendações do Estado de Santa Catarina a ser seguidas pelas ILPIs.

Especialistas recomendam que os idosos continuem nos lares, pois esses locais ainda são mais adequados para eles e diminui o risco de serem infectados por coronavírus que na casa das famílias por exemplo.