
Os ônibus municipais de Florianópolis voltaram a circular na manhã desta quarta-feira (17). O serviço estava suspenso desde o dia 18 de março por causa da pandemia de coronavírus e, após a liberação, irá circular de segunda a sexta-feira, com regras e horários diferenciados. O retorno do transporte coletivo intermunicipal dos veículos que chegam à Capital, vindos dos municípios da Grande Florianópolis, foi adiado e deve ocorrer no dia 22 de junho.
Em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, o prefeito Gean Loureiro afirmou nesta manhã que a administração municipal tem monitoramento em tempo real o cumprimento das regras sanitárias em terminais, pontos de ônibus e dentro dos coletivos, por meio de câmeras de segurança do centro de controle operacional.
Cerca de 300 ônibus operam na cidade. De acordo com ele, nas primeiras horas do dia não houve registo de aglomerações e três veículos extras foram disponibilizados após as linhas atingirem a lotação máxima de 40%, conforme estabelecido em decreto.
De acordo com Loureiro, se as câmeras captarem aglomeração ou desrespeito das regras dentro dos ônibus, será enviada uma mensagem ao motorista ou cobrador para orientar os passageiros. Se a infração ocorrer nos terminais, os fiscais serão notificados. A estrutura operacional será acompanhada até sexta-feira (17), segundo o prefeito.
Dentro dos ônibus, os passageiros são orientados a fazerem check-in por meio do QR Code. Se a prefeitura for notificada sobre a presença de alguém contaminado, todas as pessoas que estiveram no ônibus e tiverem feito o registro, serão chamados para serem testados. O pré-cadastro deve ser feito por meio da internet.

Inicialmente, o cronograma previa também o retorno do transporte intermunicipal para esta quarta-feira, desde que seguissem as exigências estabelecidas para a circulação na Capital. Conforme o prefeito, algumas empresas que operam esse serviço nos municípios vizinhos entregaram os protocolos segunda-feira (16) e , por isso, não houve tempo hábil para a análise.




















