Zé do Pátio quer esclarecimentos sobre violência no sul de MT

pedro taques é filiado ao psdb em ato para 5 mil pessoas e líderes nacionais

O secretário de Estado de Segurança Pública e o comandante Geral da Polícia Militar, Mauro Zaque de Jesus e o coronel Zaqueu Barbosa, respectivamente, devem comparecer à Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos sobre o efetivo policial disponível nas cidades-polos e quais as medidas estão sendo tomadas para amenizar a violência em Mato Grosso.

O convite foi apresentado por meio de requerimentos, assinados deputado José Carlos do Pátio (SD). Porém, a data ainda não está confirmada. A preocupação do parlamentar vem ao encontro do aumento da violência em Mato Grosso, colocando o estado na 13ª posição em número de homicídios. Os números são de 2013.

“A taxa registrada em Mato Grosso é de 32,3 por 100 mil habitantes, com média de 900 homicídios por ano, durante a última década. Em Rondonópolis, por exemplo, a cada ano, cresce a violência na região. Infelizmente, o índice é preocupante”, explicou o deputado Zé do Pátio.

Rondonópolis, de acordo com o IBGE, tem 211.718 mil habitantes. A cidade é a terceira maior economia do estado – entre os 141 municípios. O relatório do Sistema Nacional de Estatística de Segurança Pública/Polícia Judiciária Civil aponta que na região, em 2014, o número de homicídio cresceu 16%.

Mas, mesmo assim, Rondonópolis tem apenas 223 policiais, lotados no 5º Batalhão da Polícia Militar e outros 95 policiais no 4º Comando Regional. Eles atendem toda a região. Das 50 cidades mato-grossenses que mais cresceram em homicídios e roubos, seis delas estão concentradas no polo de Rondonópolis.

Esse estudo foi elaborado pela Coordenação Geral de Estatística e Análise Criminal da Secretaria Estadual de Segurança Pública. As seis cidades do polo rondonopolitano alvos da criminalidade são Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Rondonópolis, Jaciara e Juscimeira. E outras quatro estão localizadas no polo de Sinop – Sorriso, Tapurah, Cláudia e Sinop.