Zé do Pátio desarticula oposição e praticamente anula investigação do Rondonfolia na Câmara

melhor solução para o país é votar denúncia contra temer na quarta, diz maia

Conforme noticiado no fim semana, a base do prefeito José Carlos do Pátio (SD) na Câmara de Rondonópolis saltou de 10 para 12 vereadores. O PSL partido dos vereadores Beto do Amendoim e João Mototáxi resolveu sair da oposição e abraçar oficialmente o gestor.

Uma foto divulgada no sábado (01) pelo vereador Vilmar Pimentel (SD) mostra a nova formação do bloco da situação na Câmara.

Com a rasteira, a oposição ficou enfraquecida e com o cenário de minoria pouco pode fazer para contestar projetos do município que geram dúvidas e aprovações de repasses de verbas.

Coincidência ou não, adesão do PSL é divulgada dias antes da discussão do relatório sobre irregularidades no Rondonfolia, produzido pela Procuradoria da Câmara e que será votado na terça-feira (04).

Segundo o que foi apurado pela reportagem, o Procurador Geral do Legislativo Kadmo Martins Ferreira Lima deu parecer favorável para abertura da Comissão Especial de Inquérito (CEI). O parecer foi baseado no Artigos 62 e 64 do Regimento Interno da Câmara.

Pelo Regimento Interno, a proposta da criação da CEI deverá contar, no mínimo, com a assinatura de 1/3 (um terço) dos membros da casa. Ou seja, 7 dos 21 vereadores devem acenar favoravelmente.

O Primeira Hora apurou que até sexta-feira (30), os votos favoráveis ao relatório ainda não eram suficientes para aprovação.

Mesmo com possibilidade de arquivamento na Câmara, as denúncias de irregularidades ainda continuarão em análise no Ministério Público Estadual. O relatório que será discutido na terça-feira será enviado para apreciação do MP.