Zé Carlos do Pátio consegue a aprovação do Programa Água para Todos

pedro taques é filiado ao psdb em ato para 5 mil pessoas e líderes nacionais

Na manhã desta sexta-feira (31), o deputado Zé Carlos do Pátio (SD) se reuniu com o Governador Pedro Taques (PDT) para apresentar o Programa Água para Todos, que consiste em construir poços artesianos em assentamentos e comunidades rurais, onde é desenvolvida a agricultura familiar. O projeto que já foi realizado no munícipio de Rondonópolis, no período que Pátio esteve a frente da prefeitura, foi aceito pelo governador, que pediu de imediato a Secretaria da Agricultura Familiar um estudo estratégico de implantação, e garantiu ainda que no dia 30 de agosto o Projeto será lançado em todo Estado.

De acordo com o parlamentar, em várias regiões a agricultura familiar está comprometida devido à falta de água, principalmente neste período de seca, com isso, as famílias são forçadas a procurar outro meio de sobrevivência. Contudo, a perfuração desses poços e a construção de reservatórios nas comunidades irá fortalecer a agricultura familiar e consequentemente Mato Grosso, que não precisará mais importar alimentos de outros estados.

“Mato Grosso possui atualmente uma demanda de 500 poços artesianos em assentamentos rurais, e essa carência tem prejudicados as famílias que muitas vezes tem que procurar outra região para morar neste período de seca. Quando desenvolvi esse projeto em Rondonópolis, gerou muitos resultados positivos e quero levar esse exemplo para o Estado”, disse Pátio.

Para desenvolver o projeto, Zé Carlos do Pátio buscou um entendimento entre o Governo do Estado e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que fornecerá os maquinários de perfuração, e o Estado irá colaborar com as bombas de água e os reservatórios. “Essa parceria não irá gerar tantos custos para os cofres do Estado, que estará investindo na produção de alimentos”, explicou o parlamentar.

O governador Pedro Taques (PDT), que aprovou o projeto, pediu durante a reunião para o secretário da Agricultura Familiar, Suelme Fernandes, para terminar os estudos de localidades e custos que já foi iniciado previamente, e garantiu ao deputado que no dia 30 de agosto será lançado o Programa na presença de representantes da Agricultura Familiar.

“Já estava no meu plano de governo fortalecer a agricultura familiar, e por isso, o que for preciso fazer para melhorar essa área, estaremos à disposição”, disse o governador Pedro Taques.

O secretário Suelme Fernandes, garantiu que nas próximas semanas já estarão sendo finalizados os estudos estratégicos de como será desenvolvido o programa.