Wilson Santos quer atendimento especial a pessoas com TDAH e dislexia

vereador professor sidnei resolve problema da falta d´água em comunidade rural

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB), apresentou durante a sessão plenária da última terça-feira (2), um Projeto de Lei que “institui o atendimento especializado nos Concursos Públicos e Vestibulares realizados no Estado de Mato Grosso, para as pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Dislexia”.

O parlamentar explica que esse Projeto de Lei visa garantir o atendimento especializado conforme as necessidades especiais dos candidatos com TDAH e dislexia, propiciando igualdade de oportunidades. “De 8% a 10% dos alunos matriculados nas escolas de Mato Grosso tem dislexia, o que na verdade não é uma doença é um distúrbio de aprendizagem e isso é complicado. O aluno, muitas vezes, acaba segregado, sofrendo bullying, sendo taxado de retardado ou coisa parecida e isso compromete todo o desenvolvimento escolar desse estudante. Por isso, estamos apresentando esse Projeto pra que, em breve, tenhamos uma Lei que garanta que nos concursos públicos e nos exames vestibulares esses portadores de distúrbios neurobiológicos possam ter um atendimento adequado”, explicou Wilson.

O Projeto de Lei especifica algumas formas pelas quais o atendimento diferenciado deverá ser feito, dentre eles estão: tempo adicional de uma hora para os candidatos inscritos com TDAH e Dislexia realizarem suas provas; um profissional ledor para auxiliar na leitura das provas dos candidatos, se assim o solicitarem; um profissional transcritor para auxiliar na escrita e preenchimento do cartão-resposta das provas dos candidatos, se assim o solicitarem; sala diferenciada para os candidatos com TDAH e dislexia que solicitarem o ledor ou o transcritor nas provas; correção da prova escrita (dissertação), avaliada a partir de uma matriz de correção específica para os participantes disléxicos e por uma banca especializada no assunto.

Simpósio -Tanto o TDAH quanto a dislexia são de origem neurobiológica e originadas por causas genéticas, eles são responsáveis por dificuldades de aprendizagem tanto em adultos quanto em crianças, reconhecidamente pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Wilson Santos, irá realizar, nos dias 25 e 26 de maio, o 2° Simpósio sobre Dislexia em Mato Grosso, com o objetivo de discutir Políticas Públicas Inclusivas para a pessoa com Distúrbios de Aprendizagem (Dislexia, Disgrafia e Discalculia).

“No final de maio acontecerá nosso 2° simpósio, e nós já temos as 800 inscrições todas preenchidas. Ou seja, não há mais vaga! Esse simpósio sobre dislexia é importante porque é preciso tratar os desiguais de forma desigual. Isto é, o estado que evolui, é o estado que busca o aprimoramento na oferta de serviços e esses serviços tem que ser sofisticado. E quando tratamos dos desiguais é porque compreendemos que nem todos tem a mesma capacidade de aprendizado”, concluiu Santos.