Wellington pede Comissão do Senado para avaliar caos na “nova Serra Pelada” em MT

deputado faz cronologia das obras do vlt

O senador Wellington Fagundes (PR-MT) anunciou nesta terça-feira, 20, durante pronunciamento em plenário, que vai pedir a formação de uma comissão externa do Senado para visitar o garimpo de Serra da Borda, no município de Pontes e Lacerda, em Mato Grosso, descoberto há pouco mais de dois meses. A comissão teria também representantes da Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa. O senador informou que o lugar está sendo considerado uma segunda “Serra Pelada” e já conta com mais de 5 mil pessoas atuando de forma desorganizada e gerando grave ‘caos social’.

Wellington afirmou que o garimpo tornou-se uma “tragédia anunciada”, uma vez que o município não tem estrutura para atender a demanda de garimpeiros que chegou ao local nos últimos dois meses, depois das notícias de que se encontrava ouro na superfície. Nessa segunda-feira, 19, um barranco desmoronou no local e cinco pessoas ficaram feridas.

De acordo com o senador, o prefeito da cidade, Donizete Barbosa, veio ao Ministério de Minas e Energia, em Brasília, para pedir ajuda na busca de uma solução para o garimpo ilegal. Na semana passada, a Justiça determinou o fechamento imediato do local, que não possui licença do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para exploração da área.

“Lá está se transformando em uma segunda Serra Pelada, e todos sabem o que foi o caos daquela época. Para se ter uma ideia, uma pessoa, em apenas um dia garimpando, teria tirado dois quilos de ouro. Então, isso está virando uma loucura, uma corrida pelas pepitas. E a notícia, hoje, é disseminada pela Internet e pelas mídias sociais de forma instantânea. Estão chegando e caminhões e ônibus fretados. Isso, então, pode virar um caos total” – alertou.

Wellington comunicou aos senadores a existência até mesmo de conflitos entre garimpeiros profissionais, garimpeiros amadores e empresas mineradoras a partir do cumprimento da ordem judicial para esvaziamento da área. Segundo ele, o caso exige intervenção, uma vez que existe uma cooperativa de garimpeiros que reivindica a legalização da exploração, situação que pode demandar tempo por conta de estudos e da própria burocracia dos órgãos de controle. “É uma situação que exige muita atenção” – disse Wellington.

O senador Dario Berger (PMDB-SC) também se manifestou preocupado com a situação. Ele disse ter ficado “extremamente surpreso e também apreensivo” com o número de pessoas que estão deixando tudo nas suas próprias vidas para tentar a sorte, sem nenhuma estrutura, sem nenhum apoio. Segundo ele, se medidas não forem tomadas, a situação do garimpo em Pontes e Lacerda “pode virar uma ‘praça de guerra’, com consequências imprevisíveis”. Ele se propôs a ajudar na busca de soluções.