O governo da Coreia do Sul anunciou nesta segunda-feira mais uma morte e cinco novos casos de infecções pelo coronavírus MERS — em uma epidemia que já provocou 16 óbitos e deixou o país em alerta, com 5.200 pessoas em quarentena.
De acordo com o ministério da Saúde local, a nova vítima fatal foi um homem de 58 anos, que sofria de diabetes. No total, foram contabilizados 150 infectados, sendo que 17 estão deles em condição instável.
A Coreia do Sul é o segundo país mais afetado pela epidemia, atrás apenas da Arábia Saudita, onde o primeiro sul-coreano contraiu a doença em maio. O homem de 68 anos propagou a doença depois de visitar quatro centros médicos, nos quais pacientes e profissionais da área da saúde foram infectados.
Segundo uma equipe da Organização Mundial da Saúde (OMS) que visitou Seul, o foco representa um desafio "complexo" e mais casos devem ser registrados.
O Mers é considerado um "primo", mais mortal, mas menos contagioso, do vírus responsável pela Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars) que, em 2008, fez cerca de 800 mortos em todo o mundo. Como o Sars, provoca infecção pulmonar e os afetados sofrem febre, tosse e dificuldades respiratórias, não havendo, por enquanto, tratamento preventivo para a doença. De acordo com a OMS, o vírus apresenta uma taxa de mortalidade de quase 35%.
(com agência France-Presse)




















