Preocupado com a falta de policiais civis na cidade de Nova Brasilândia, o vereador Antomar Cardoso (PMDB), pediu a intervenção do deputado estadual Silvano Amaral, do mesmo partido, na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Segundo ele, a delegacia que há 60 dias ainda funcionava normalmente em um prédio cedido pela prefeitura local, possuía toda estrutura física necessária, um investigador e um escrivão e produzia cerca de 70 inquéritos por mês.
Antomar explicou ao deputado que o único investigador que havia na cidade, que inclusive acumulava função em razão do escrivão, único também, ter se aposentado, foi transferido para o município de Chapada dos Guimarães e outros três investigadores que foram designados para Nova Brasilândia não chegaram a completar ao menos um mês de trabalho e retornaram para Capital. Tanto a designação como o retorno ocorreram no primeiro semestre desse ano. Com isso, a cidade ficou sem a cobertura da Polícia Civil.
“Não dá para continuar do jeito que está. A Polícia Militar acaba sobrecarregada com essa defasagem. Agora, todos os casos são encaminhados à Chapada dos Guimarães, 127 km de Nova Brasilândia. Procedimento que tem gerando um grande transtorno, tendo em vista que o município sofre com a ausência da PM, em situações que acusados precisam ser encaminhados para a cidade vizinha. A população nos cobra, e com razão. Nosso povo quer e tem o direito de saber o que está acontecendo. Nova Brasilândia está a ver navios”, reclamou o vereador.
O vereador relatou ainda que, para a PM chegar até a delegacia de Chapada dos Guimarães, percorre 127 km, sendo 28,5 km não asfaltados. Segundo ele, existe outro caminho mais curto, porém para chegar é necessário percorrer 60 km não pavimentados. Lembrando que o trajeto é feito pela PM.
Ao deputado foi entregue um ofício, solicitando providências sobre o assunto. Já o deputado Silvano comprometeu-se em cobrar do Estado, por meio da Sesp, uma solução para Nova Brasilândia. Ainda sobre a falta de efetivo da Polícia Civil na cidade, o deputado adiantou que irá agendar uma audiência com o secretário da Sesp, Rogers Elizandro Jarbas, para discutir o assunto. A reunião será aberta ao prefeito e vereadores do município. Sobre a data, o deputado Silvano informou que aguardará um retorno da secretaria.
“Cada cidade apresenta uma dificuldade em relação à segurança, contudo casos urgentes como o de Nova Brasilândia devem ser resolvidos o mais breve possível. Inclusive já encaminhei um requerimento à Sesp para saber os motivos que levou o Estado a retirar os investigadores da cidade, sem ao menos substituí-los. Vamos acompanhar esse caso de perto e espero em breve esclarecer esse impasse que tem preocupado a população de Nova Brasilândia e ainda sobrecarregado a PM”, ressaltou Silvano Amaral.

















