O Deputado Federal Valtenir Pereira (PMB/MT) começou os trabalhos do ano fazendo visitas em diversos municípios do estado. O roteiro começou em Barra do Garças, onde reuniu-se com o diretor do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) Xavante, Joel Góes e com o vereador Matudjo, de São José do Xingu para discutir a situação da saúde indígena. “A convivência e o diálogo com as comunidades indígenas são fundamentais para humanizarmos as relações e aprimorarmos a educação e saúde, por exemplo”, disse Valtenir.
Já em Campinápolis, o Deputado esteve em cinco aldeias (Santa Clara, São Felipe, São Pedro, Espírito Santo, Palmeiras) para dialogar sobre as condições dos indígenas e ir em busca de melhorias. Além disso, se reuniu com o prefeito, Jeovan Farias e os vereadores Alencar, Miltinho, Romildo e Toninho, com o objetivo de fortalecer as parcerias.
O terceiro município visitado, Água Boa, teve a presença do prefeito Mauro Rosa e da diretora do Hospital Regional, Salete Lauermam. “Essa reunião veio num momento oportuno. Sabemos da necessidade de melhorar o atendimento na saúde em todos os quesitos e para todas as populações”, declarou o prefeito. O parlamentar esteve em audiência com Salete e alguns técnicos que solicitaram auxílio para buscar investimentos para comprar novos equipamentos hospitalares, além de aumentar o efetivo de profissionais na área. “O objetivo agora é discutir esse assunto, com base na série de reinvindicações que já temos e levar o problema ao Ministro da Saúde, Marcelo Castro”, afirmou o Deputado.
Em Canarana, Valtenir Pereira reuniu-se com indígenas da etnia Xingu e ouviu demandas referentes à saúde, estradas, escola e infraestrutura. O Deputado segue ouvindo a população do estado até semana que vem, com o objetivo de se aproximar mais dos problemas que afetam o dia a dia do mato-grossense e assim, direcionar seu trabalho na Câmara dos Deputados em 2016.

















