No último amistoso antes da estreia no Torneio Internacional de Natal, a Seleção Brasileira Feminina goleou a Nova Zelândia por 5 a 1 na Arena Pantanal, em Cuiabá. Os gols da vitória brasileira foram marcados por Poliana, Erika, Formiga, Marta e Debinha. Gregorius fez o de honra das neozelandesas.
Apesar da goleada, as brasileiras terminaram o primeiro tempo perdendo e a virada só foi sair na segunda etapa. O treinador Vadão explicou o que motivou a virada.
Vadão comemora boa atuação da seleção (Foto: Olímpio Vasconcelos)
– Estávamos jogando bem, mas concordo que quando tomamos o gol a gente se perdeu emocionalmente, o time ficou ocioso com todo mundo querendo resolver sozinha. A gente não pode perder a cabeça aos 30 minutos do primeiro tempo, talvez aos 40 do segundo, mas aos 30 a gente não pode. Foi isso que conversamos no intervalo, que não poderíamos perder nosso padrão de jogo – disse Vadão em entrevista coletiva.
O treinador se mostrou muito satisfeito com o desempenho da equipe brasileira dentro da Arena Pantanal.
– Nosso comportamento no Pacaembu não foi bom, porque não foi um comportamento agressivo. Nós temos que jogar da forma que jogamos hoje, com agressividade, mas não no sentido de violência, e sim na vontade e técnica, de marcar a pressão, roubar a bola e buscar o gol. Tínhamos uma dívida e hoje nos pagamos com atitude dentro de campo.
Sobre a preparação para a disputa das Olimpíadas, Vadão cobra uma estrutura melhor do futebol feminino nacional para que a seleção possa encarar de frente as favooritas na coquista da medalha de ouro.
– Nossos campeonatos internos no Brasil não oferecem essa mesma intensidade e nível que vimos hoje. Poucas equipes, com exceções, tem condições de dar uma preparação correta. Existem equipes que disputaram o Campeonato Brasileiros em que as meninas mal treinam, pois têm que trabalhar. Ai quando a gente vai jogar contra uma França ou Alemanha, essa jogadora que atua no futebol brasileiro não está no mesmo nível físico, tático e técnico da maioria das adversárias, não por falta de capacidade dos treinadores e preparados, mas sim pela estrutura do futebol feminino. Por isso pedido ao presidente da CBF para que tivéssemos a seleção permanente para dar o treinamento completo do jeito que a gente entende que deve ser.
As meninas do Brasil voltam a campo diante da Croácia, no dia 09 de dezembro, pelo Torneio Internacional de Natal, que será realizado na capital potiguar com a participação de Brasil, México, Croácia e Canadá.
















