Ucrânia: combates deixam 16 civis mortos

obama diz considerar brasil um líder mundial

Os combates das últimas 24 horas no leste da Ucrânia deixaram ao menos 16 civis mortos. Os confrontos mais violentos ocorrem entre as forças governamentais e os rebeldes separatistas em Debaltseve, Donetsk e Lugansk.

Assustada com os intensos bombardeios, a população foge em massa. Não há mais eletricidade, água nem aquecimento nas casas dessas regiões.

O líder da autoproclamada República de Donetsk, Alexandre Zakhartchenko, declarou que espera mobilizar nos próximos dias 100 mil homens para combater o exército ucraniano.

Com a falta de avanços nas discussões, a Otan e os Estados Unidos estudam fornecer mais armas defensivas para o governo ucraniano.

Bombardeios

O Exército ucraniano está há dias em combate contra os separatistas que tentam ocupar a cidade de Debaltseve, que lhes daria acesso a um ponto ferroviário estratégico para conectar as repúblicas rebeldes de Donetsk e Lugansk.

Nos últimos dias foram evacuados cerca de mil pessoas de Debaltseve, uma cidade com aproximadamente 25 mil habitantes situada no leste do país, informou a polícia local que disse que o local estava sem eletricidade, água e calefação.

"As pessoas fogem porque os bombardeios não param", disse à AFP o comandante da polícia local, Yevgen Lukhaniv, e advertiu que as forças ucranianas não vão ceder suas posições.