Taques assina protocolo de intenções em prol da Ferrovia Transoceânica

dia mundial do rock promete abalar as estruturas de rondonópolis

O governador Pedro Taques assinou nesta segunda-feira (08.06), em Ji-Paraná (RO), o protocolo de intenções em prol da Ferrovia Transoceânica. O documento também foi assinado pelos governadores do Acre e Rondônia, Tião Viana e Confúcio Moura, respectivamente. Trata-se de mais um esforço dos governos estaduais em prol do plano de cooperação assinado o Brasil e a República Popular da China.

O acordo assinado por Taques prevê que os três governadores vão buscar condições de cooperação entre si, reunindo informações técnicas e esforços políticos em prol da efetivação da parceria Sino-Brasileira no que tange a infraestrutura ferroviária e projetos complementares. A intenção, segundo Pedro Taques, é unir esforços para avançar nos estudos de viabilidade da conexão ferroviária. "Esta é uma obra muito importante para Mato Grosso. Estamos muito animados com a visita. Nos anima mais ainda o fato do governo federal tratar publicamente da ferrovia como um projeto estratégico para o Brasil. Mato Grosso ajuda muito o Brasil, agora, o Brasil também precisa ajudar Mato Grosso e os estados produtores", afirmou.

O texto destaca que a colaboração ocorrerá em base de igualdade e de proveito recíproco, de acordo com as possibilidades disponíveis, sendo sempre operacionalizada mediante prévio e adequado instrumento jurídico que serão firmado entre as partes.

O protocolo de intenções assinado pelo governador não implica transferência de recursos financeiros entre os Estados, determinando-se que os ônus decorrentes de ações específicas são de responsabilidade dos respectivos partícipes.

O protocolo considera a parceria estratégica entre os dois países e os 35 acordos assinados pela presidente Dilma Rousseff e o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, no último dia 19 de maio. Sendo que um deles prevê o estudo de viabilidade de implantação da Ferrovia Transoceânica.

Destaca ainda o interesse os governos de Mato Grosso, Acre e Rondônia na obra de infraestrutura da sua importância para a integração do país e no escoamento da produção e valorização econômica.

A cerimônia de assinatura do protocolo de intenções contou com a presença do embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, e um grupo de 23 empresários chineses que fazem uma expedição pelas cidades que serão beneficiadas com a implantação da Ferrovia Transoceânica.

A expedição é fruto da reunião que o governador fez no fim de maio, em Brasília, com o embaixador. Na oportunidade, Taques sugeriu a realização da viagem para que o representante da República Popular da China conheça as cidades produtoras que devem ser atendidas pela ferrovia.

A previsão é de que a comitiva chegue em Mato Grosso às 8h da terça-feira (09.06) na cidade de Comodoro (644 km a Oeste de Cuiabá). Na ocasião, o governador e o vice-governador, Carlos Fávaro, participam do evento de boas-vindas.

Fávaro passa a conduzir a comitiva no trecho entre Comodoro a Lucas do Rio Verde (distante 354 km ao Norte). A previsão é de que a expedição chegue às 13h em Campo Novo do Parecis (distante 396 km a Noroeste), onde haverá uma pausa para o almoço, e depois segue para Lucas do Rio Verde.

Já na quarta-feira (10.06) Lucas do Rio Verde sedia a primeira grande discussão sobre a implantação da ferrovia. O evento terá a participação do governador Pedro Taques e também pode contar com a presença do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, representando o governo federal.