Sol deve permanecer durante a semana

Barco em Ponta das Canas, no Norte da Ilha. Foto: Márcio C.

Apesar das previsões de chuva acima da média para o trimestre formado pelos meses de junho, julho e agosto, o sol deve permanecer brilhando em Florianópolis durante a semana, de acordo com previsão da Epagri/Ciram. As temperaturas máximas é deverão cair ao longo da semana, com o frio chegando na noite de quarta-feira (19) para quinta-feira (20).

Nesta segunda-feira (17), a máxima cai para 28º C, e segue baixando até quinta-feira (20), na véspera do início do inverno, quando o termômetro deve registrar 22º de máxima ao meio-dia e 10º de mínima ao amanhecer. De acordo com a Epagri/Ciram, no trimestre a temperatura estará acima da média climatológica, em SC, e inverno será ameno, pois as ondas de frio serão escassas e pouco duradouras, intercalando com períodos mais aquecidos.

De acordo com os meteorologistas Marcelo Freitas e Gilsânia Cruz, o veranico de junho foi provocado por um bloqueio atmosférico na região Oceano Pacífico que impediu o deslocamento das frentes frias pelo sul do Brasil, chegando até o Uruguai. Com isso, Santa Catarina ficou sob a influência de uma massa de ar seco, que dificulta a formação de nebulosidade.