Senador Cidinho Santos participa do lançamento do Plano Agro+

cpi dos frigoríficos estuda o retorno de atividades de plantas frigoríficas desativadas em mt

O senador Cidinho Santos (PR/MT) participou do lançamento do Plano Agro +, conjunto de medidas de desburocratização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a fim de dar mais eficiência, produtividade e sustentabilidade à pasta, com redução de custos. O evento aconteceu no Palácio do Planalto nesta quarta-feira, 24, com a presença do presidente Michel Temer, do ministro Blairo Maggi, do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, o vice-presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Mário Schreiner, além de ministros, senadores, deputados, governadores e representantes do setor produtivo.

Um grupo de trabalho foi criado no Mapa para consultar 88 entidades, que apontaram entraves que impedem o pleno crescimento do setor produtivo. Das 315 demandas identificadas, 69 terão solução imediata, o que gerará um ganho de eficiência estimado em R$ 1 bilhão. Em 60 dias, o plano será ampliado, com a revisão de outras 59 medidas e a expectativa do ministério é que em 120 dias 90% das pautas já estejam atendidas.

Entre as medidas tomadas pelo Mapa, será implantado um novo sistema de rótulos e um sistema de laudos digitais, que aceitará também laudos em inglês e espanhol. O Plano extingue a reinspeção nos portos, revisão de regras de certificação fitossanitárias e alteração a temperatura de congelamento da carne suína de -18ºC para -12ºC, obedecendo aos padrões internacionais. Todas elas, visando alcançar a meta de passar dos atuais 7% para 10 % do mercado global em cinco anos.

O presidente Michel Temer elogiou a iniciativa do ministro Blairo Maggi e convocou os demais ministros de Estado a adotar medidas de desburocratização. “Quero que o Plano Agro+ sem consolide como referência para toda a Esplanada”, disse.

Para o senador Cidinho Santos, as medidas garantem que o setor produtivo gere mais renda e empregos. “O excesso de burocracia não acrescenta nada, só gera perda de tempo e dinheiro. O ministro Blairo Maggi conhece o setor, sabe dos gargalos e tem feito uma excelente gestão à frente do Mapa”, afirmou.