A Semana Estadual de Meio Ambiente foi oficialmente aberta nesta segunda-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, em evento na Assembleia Legislativa. Com o tema “Territorialidade, Cultura e Identidade: Ecoturismo em Mato Grosso”, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), oferece cursos, oficinas e debates sobre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente com o Ecoturismo.
De segunda-feira (05) a quarta-feira (07), atividades realizadas no campus de Cuiabá do IFMT, na Assembleia Legislativa, e em parques da capital, vão promover o debate de políticas públicas para fomentar o turismo sustentável, a preservação e conservação do meio ambiente e ainda oficinas de reciclagem e modalidades turísticas.
O secretário-adjunto da Sema, Alessandro Pontes, destacou que o ecoturismo é uma das ferramentas mais viáveis para manutenção das unidades de conservação e que a Semana vem promover a capacitação de pessoas para atuarem como multiplicadores das técnicas de preservação. “Mato Grosso possui mais de cem unidades de conservação e a preservação dessas unidades passa pelo turismo sustentável. Antes de serem implementadas, as atividades turísticas são submetidas a planos de manejo para não agredir o meio ambiente e assim estimulamos a economia local e preservamos as unidades”.
O deputado estadual José Domingos Fraga (PSD), que na ocasião representou o presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (PSB), afirmou que discutir políticas públicas para a preservação do meio ambiente é indispensável para garantir melhor qualidade de vida à população e o desenvolvimento do Estado. “Atualmente estão em discussão diferentes temas, mas extrema relevância para a população, como a gestão de resíduos sólidos, saneamento básico e a redução do desmatamento. E para que as ações tenham adesão, é preciso discutir com a sociedade os meios de implantação dessas políticas”.
O diretor do campus do IFMT em Cuiabá, Cristovam Abano, disse que a Semana Estadual do Meio Ambiente é uma oportunidade para que os alunos e a sociedade como um todo possam discutir assuntos como a degradação ambiental, turismo sustentável e outros temas que estão na grade do IFMT.
A cerimônia de abertura da Semana Estadual do Meio Ambiente foi realizada na sede da Assembleia e contou com a presença da cantora Lorena Ly, que apresentou seu novo vídeo clipe “O vento e a flor” e em seguida o professor Dr. Herman Hudson de Oliveira apresentou a palestra “Participação e Controle Social no Processo de Construção de Políticas Públicas”.
Programação
Nos três dias de atividades, os participantes poderão contar com palestras, oficinas e cursos que serão realizados no campus de Cuiabá do IFMT, na Assembleia Legislativa e no Parque Massairo Okamura. A programação pode ser conferida nosite da Sema, onde também são realizadas inscrições.
Na Assembleia Legislativa, duas oficinas serão realizadas nos dias 06 e 07 de junho. De manhã, das 8h às 11h, o setor de Ambientação oferece o curso de papel reciclado. No período vespertino, das 14h às 16h, a oficina será de reciclagem de garrafas PET. Nas áreas comuns da Assembleia haverá exposição dos produtos produzidos a partir do reaproveitamento de materiais.
Paralelamente às atividades, a superintendente de Educação Ambiente da Semana, Vânia Márcia Montalvão falou sobre a importância do envolvimento da sociedade na construção das políticas públicas na área ambiental. “A participação social é indispensável para que as ações sejam eficientes e que atendam as demandas comunitárias, respeitando aspectos culturais, regionais e socioambientais”.

















