Sem Michel Bastos, São Paulo encara o Cruzeiro

em partida de futebol para anões, argentina derrota peru

Cruzeiro e São Paulo dominaram a disputa do último Campeonato Brasileiro, vencido pelo time mineiro, com a equipe paulista terminando como vice-campeã. O otimismo do final de 2014 se transformou em frustração no início 2015, já que os dois times tiveram queda brusca de desempenho e acumularam insucessos nos estaduais e no início da disputa da Taça Libertadores.

Conseguiram se recuperar, porém, se classificaram ao mata-mata continental e, nesta quarta, às 22h (horário de Brasília), no Morumbi, começam a disputar uma vaga nas quartas de final – o jogo de volta será quarta-feira que vem, no Mineirão.

São Paulo perdeu Kaká na virada do ano e, sem um dos seus principais líderes, a equipe se perdeu. Muricy Ramalho, em nenhum momento, conseguiu arrumar a casa e acabou demitido. Agora com Milton Cruz, o Tricolor começa a dar sinais de reação e mostra muita confiança para avançar. Uma prova disso foi a vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, que garantiu a classificação da equipe.

No Cruzeiro, o que provocou a queda foi o desmanche ocorrido no começo do ano. Os dois principais jogadores, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, foram vendidos. Depois deles, saíram mais nove atletas. Outros 14 foram contratados e, para arrumar a casa, é preciso de tempo. Mas o time acabou eliminado na semifinal do estadual pelo rival Atlético-MG e a pressão ficou muito forte em cima do técnico Marcelo Oliveira. Por isso, nada melhor do que se classificar no torneio continental para acalmar os ânimos na Toca da Raposa.

Será o terceiro confronto mata-mata entre as duas equipes na Libertadores. Em 2009, o Cruzeiro levou a melhor com duas vitórias (2 x 1 e 3 x 0). No ano seguinte, quem avançou foi o São Paulo, também com dois triunfos (ambos por 2 x 0).

O trio de arbitragem é paraguaio: Carlos Amarilla, auxiliado por Eduardo Cardozo e Milciades Saldivar.