Home Acidente SC-401 completa 211 dias sem acidentes com mortes e bate recorde de...

SC-401 completa 211 dias sem acidentes com mortes e bate recorde de 22 anos

Apesar do marco positivo, a estrada em Florianópolis ainda carece de investimentos e revitalização.

Foto: Divulgação/ Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina

[rev_slider alias="topo-home-728x90"]

A SC-401, em Florianópolis, rodovia estadual considerada a mais movimentada de Santa Catarina, bateu um recorde de 22 anos nesta semana: está há 211 dias sem acidentes com morte. Em 1997, foram 210. Mas, apesar do marco positivo, a estrada ainda carece de investimentos e revitalização.

Circulam pela rodovia cerca de 70 mil veículos todos os dias. Os problemas na infraestrutura são visíveis. Há trechos com asfalto ruim e, à noite, sem iluminação e mal sinalizados.

“Uma rodovia segura se faz pela combinação de engenharia, que é essa melhoria estrutural, de fiscalização e orientação, que é o que a Polícia Militar Rodoviária faz, e o comportamento do condutor. Não tem a menor dúvida que todo investimento aqui feito na rodovia aumenta a segurança, preserva vias e com certeza vai ampliar esse recorde”, disse o coronel da Polícia Militar Araújo Gomes, presidente do Colegiado de Segurança Pública.

O Plamus, maior estudo de mobilidade urbana da Grande Florianópolis, prevê que a SC-401 seja transformada em uma avenida compartilhada, com ônibus, pedestres e ciclistas com espaços exclusivos, dentro de um conceito de humanização da rodovia. O projeto por enquanto está só no papel.

Foto: Divulgação/ Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina

Revitalização

Nesta semana, o governo do estado autorizou investimentos de R$ 32 milhões para melhorar a rodovia. A revitalização vai ser feita em 12 quilômetros entre o entroncamento com a SC-404, no bairro Itacorubi, e a ponte sobre o Rio Ratones, na SC-402.

“Alargamento em alguns trechos para facilitar o fluxo, teremos algumas intersecções que serão mexidas, como melhoramento da curvatura nas entradas e saídas de pista, para melhorar a segurança, toda a parte de recapeamento nos trechos onde de encontra degradado o asfalto, e a parte de sinalização também está abrangida”, disse Carolos Hassler, secretário de Estado da Infraestrutura.

A maior parte dos serviços deve ser feita à noite pra não atrapalhar o trânsito. A previsão é começar a obra em um mês. A conclusão fica pra daqui a dois anos.

Há poucos dias, o Fórum de Turismo da Grande Florianópolis até lançou uma campanha para cobrar do estado agilidade na revitalização.

“Nós temos certeza que hoje é o maior gargalo, não só pra quem mora aqui, mas para o turismo. A rodovia precisa ser preparada para as pessoas. Por isso, passarela é fundamental, ciclovias, calçadas largas. Porque hoje as pessoas trabalham, se alimentam, vão ao teatro, vão ao banco, tudo na mesma região”, disse Zena Becker, coordenadora do Fortur.