Saúde Bucal recebe aporte do governo federal

saúde bucal recebe aporte do governo federal

O Governo Federal anunciou a liberação deR$ 344,3 milhões para a saúde bucal. O anúncio, que aconteceu em Brasília, contou com a participação de representantes do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e de Conselhos Regionais de todo o Brasil, como opresidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), Luiz Evaristo Volpato.

A solenidade contou com as presenças do presidenteda República, Michel Temer e do ministro da Saúde, Ricardo Barros. Conforme revelou Barros, os recursos são oriundos de uma economia deR$ 3,5 bilhões que o Governo fez para serem revertidos em áreas sensíveis.

Os trezentos milhões serão destinados para a aquisição de 10 mil cadeiras odontológicas, 17 unidades odontológicas móveis (UOMs), custeio de 2.299 equipes de saúde bucal e de 34 equipes de UOMs.

Durante o seu pronunciamento, o presidente do CFO, Juliano Vale, destacou a importância do investimento em saúde bucal no país. “São ações assim que vão melhorar a saúde bucal dos brasileiros”, disse, conforme anunciado pela assessoria de imprensa.

Para o presidente do CRO de Mato Grosso, os recursos chegam em momento oportuno ao setor. “É extremamente importante que as unidades da federação trabalhem de forma conjunta para que essas ações sejam de fato implantadas, porque o município sozinho não consegue arcar com o ônus de toda a saúde pública”, disse.

Com o aporte vindo do Governo Federal, segundo destacou Evaristo, é possível ampliar a cobertura das ações de saúde bucal e, consequentemente, melhorar a universalização da assistência, proporcionando um melhor atendimento para a população.

“O Conselho Federal de Odontologia e os CROs, junto com as associações e sindicatos de Odontologia trabalharam firmemente junto ao Ministério da Saúde e à Presidência da República para conseguir este objetivo. Estamos todos muito felizes em ver que logramos êxito”, falou Evaristo.