São confirmados em Florianópolis sete casos de sarampo

Um dos pacientes esteve no show do Dazaranha realizado no dia 1° de fevereiro, no Norte da Ilha, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

Foto: banco de imagens

Sete casos de sarampo foram confirmados pela Secretaria Municipal de Florianópolis na manhã desta terça-feira (11). Entre os pacientes, está uma pessoa que esteve no show do Dazaranha no dia 1° de fevereiro, na Praia Brava, no Norte da Ilha.

Os casos estavam sendo analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que divulgou o resultado nesta manhã. Além das sete confirmações, outras oito suspeitas continuam em investigação e sete foram descartadas.

Desde o último sábado (8), quando a Secretaria de Saúde foi notificada da suspeita da doença no show, a unidade recebeu 22 notificações suspeitas da doença, três delas de pessoas que frequentaram o evento.

Nesta segunda-feira (10), começou mais uma campanha de vacinação contra o sarampo. A capital catarinense tem atualmente um surto da doença.

Todas as pessoas que procuraram as unidades de saúde foram vacinadas. Em caso de dúvida se já tomou ou não a vacina, quem esteve no evento deve entrar em contato com o órgão pelos telefones (48) 3212-3910 ou (48) 3212-3907.

Campanha de vacinação

Em Santa Catarina, a vacina está sendo oferecida gratuitamente desde segunda-feira (10). A campanha é destinada a pessoas com idade entre 6 meses e 49 anos. Confira a sala de vacinação mais próxima.

No próximo sábado (15) ocorre o Dia D, com salas de vacinação abertas ao público das 8h às 17h. A campanha termina no dia 13 de março.

Para crianças, o esquema das doses é:

  • 6 meses de vida: dose zero
  • 1 ano de idade: primeira dose
  • 1 ano e 3 meses: segunda dose

Quem não tomou essas doses ou não tem certeza se já está vacinado, o que esquema é:

  • até 29 anos de idade: a pessoa precisa ter duas doses
  • de 30 a 49 anos de idade: a pessoa precisa ter uma dose

Sarampo

Sarampo é uma doença respiratória que pode causar complicações, como pneumonia, e, em casos mais graves, levar à morte. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por secreções expelidas na tosse, no espirrar ou na fala. O vírus pode permanecer no ambiente por até duas horas.

Segundo a Dive-SC, os sintomas da doença são:

  • febre alta
  • coriza
  • tosse
  • olhos avermelhados
  • manchas vermelhas