Home Ciência e Saúde Santa Casa implanta o Método Mãe Canguru

Santa Casa implanta o Método Mãe Canguru

[rev_slider alias="topo-home-728x90"]

O Método Canguru consiste no contatopele-a-pele precoce do recém-nascido (RN) de baixo peso com a mãe ou o pai, o cuidado humanizado possibilita a família a promoção de vínculos e o envolvimento, além do estímulo e fortalecimento ao aleitamento materno.

A implantação do método na Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis se deu após a capacitação com a equipe multidisciplinar do hospital, como enfermagem, fonoaudiólogo, fisioterapeutas, profissionais do Banco de Leite Humano e outros. Os profissionais receberam informações quanto ao benefício, importância, critérios de admissão e de alta, além de técnicas e posicionamentos do RN no canguru.

O espaço em que as mães e recém-nascidos são recebidos após a alta da UTI Neonatal foi equipado com poltronas reclináveis, balança, televisão, ar condicionado, camas e berços, sendo possível acompanhar o desenvolvimento do RN o seu ganho de peso, e os pais serem acolhidos e orientados pela equipe no cuidado com o prematuro.

A enfermeira Gabriela Costa, responsável pela Educação Continuada, explica que o método promove muitos benefícios para a saúde do recém-nascido, “É comprovado que o método canguru reduz o tempo de internação, aumenta o vínculo entre a mãe e a criança e também a prevalência de aleitamento materno, além de tudo isso ainda desenvolve o ganho de peso”.

“De fato, a proposta do Método Canguru não é fazer coisas diferentes, é muito mais fazer diferente as coisas que já são feitas.”.