O ano de 2015 foi intenso para a Sala da Mulher, que é o braço social da Assembleia Legislativa. As ações foram as mais diversas, como palestras, produção de materiais informativos, eventos solidários, visitas a instituições filantrópicas, arrecadação de alimentos, brechó e, em meio a tudo isso, ainda surgiu um novo projeto que veio para ficar: o Cine Social.
A presidente de honra da Sala da Mulher, Maria Teresa Maluf, diz que o balanço foi acima do esperado por ela, que aproveita para enaltecer o trabalho da equipe coesa e empenhada que atuou durante todo o ano para auxiliar na realização das ações. "O ano de 2015 foi um marco para Sala da Mulher", afirmou.
Diante de seu destaque à frente da Sala da Mulher, Maria Teresa ainda foi homenageada pela Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) com o Selo Atitude Adotiva, devido ao apoio na realização do concurso de redação com alunos de escolas públicas e privadas, cujo tema foi a adoção. Ela também foi convidada para ser a imperatriz da Festa do Divino de 2016.
A presidente faz questão de ressaltar que a sala não possui dotação orçamentária e atua sempre em parcerias, dentre elas está a que foi realizada com o Sesi, por meio do projeto Cozinha Brasil. Além de diversos eventos que foram realizados no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, que arrecadaram alimentos, repassados à Sala da Mulher para que pudessem ser doados às entidades filantrópicas.
A Sala da Mulher da Assembleia Legislativa arrecadou até novembro 16,3 toneladas de alimentos com a promoção de nove eventos com fins filantrópicos. Foram 15 entidades atendidas, beneficiando 2.230 pessoas carentes diretamente, de crianças a idosos. As ações tiveram início no mês de abril e a expectativa da presidente é de que novas parcerias surjam para 2016 e instituições no interior do estado também possam ser ajudadas.
Maria Teresa ressalta que a demanda é muita e que o vínculo social do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros está sendo fundamental para o sucesso das ações filantrópicas. “A gente é apenas um instrumento de ajuda, sem a parceria da iniciativa privada, artistas e da sociedade não teríamos como ajudar tantas pessoas”, destacou.
Durante todo o ano, diversos eventos solidários foram realizados, entre eles o espetáculo "Cuiabá dos Meus Amores", o musical “As Bruxas de Oz”, a 10ª Mostra de Dança de Mato Grosso, o workshop com o baterista australiano Virgil Donati, além do "Concerto Solidário" e os espetáculos de dança “Elementos” e “Frozen".
Os parceiros foram os mais diversos também, além dos artistas, houve também ações da iniciativa privada e com outros órgãos públicos. Maria Teresa ressalta que a Sala da Mulher deixa a política da Casa de lado e busca atender o cidadão, exercendo o lado social da Assembleia.
“Isso é muito gratificante, ainda mais podendo atender os servidores, a população e ainda os artistas, cada um se doando um pouco para ajudar aqueles que mais precisam”, afirma.
Uma das novidades foi a criação do projeto Cine Social, que ocorre em parceria com a locadora Casablanca, que doa os filmes, e o supermercado Comper, responsável por doar o lanche. O público é composto por idosos e crianças atendidas por projetos sociais.
Além disso, a Sala da Mulher também realiza atividades voltadas para o bem-estar da saúde do servidor por meio de promoção de campanhas, palestras orientativas e da parceria com o Qualivida, que possibilitou a realização de ações durante o Outubro Rosa e Novembro Azul para prevenção do câncer de mama e de útero e também o de próstata.
Ações também voltadas para orientação da população com a temática violência contra a mulher foram realizadas. A Sala da Mulher montou uma cartilha informativa que foi distribuída para diversas cidades do estado, com dados sobre as leis relacionadas ao assunto, quais medidas devem ser adotadas, o que é a violência, como proceder em casos que envolvam crianças e adolescentes e outros.
A Sala da Mulher ainda foi parceira do Ministério Público Estadual e realizou a formatura das Promotoras Legais Populares, que são mulheres formadas para atuar no combate à violência doméstica.
Para fechar o ano, a Sala da Mulher realizou ainda a campanha de doação de brinquedos para que sejam distribuídos para crianças carentes e também o Natal Cultural. O evento aconteceu no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros no dia 8 de dezembro e contou com diversas apresentações culturais.




















