Rosas do Agro contribui na luta contra o câncer de mama

curso discute adequação ambiental de propriedade rural

O mês de outubro para o agronegócio também foi de alerta e conscientização. A ação Rosas do Agro, levou a dezenas de mulheres que atuam no segmento do agronegócio, em Mato Grosso, informações sobre a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama, o câncer que mais acomete o sexo feminino atualmente no mundo e no Brasil.

Através de momentos preparados especialmente para as mulheres, a Fast Agro fez parcerias com outras empresas do agro e com médicos especialistas. Palestras e distribuição de brindes completaram as ações, que alcançaram o objetivo de levar informações relevantes para melhor entender a doença.

Uma das ações aconteceu em Sinop, médio norte do Estado, em parceria com a Refeccs – Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop e Grupo Vale do Verde. Lá, as mulheres receberam informações do médico oncologista, Dr. Airton Rossini, que falou sobre vários aspectos relacionados ao câncer de mama, conscientizando-as da importância dos bons hábitos e exames de rotina para a prevenção, assim como a postura a ser adotada em caso de diagnóstico positivo para a doença.

“Diante do diagnóstico do câncer de mama informamos à mulher que o tratamento será longo e que ela terá que ter muita fé e perseverança, mas que valerá a pena quando estiver curada. O tratamento de sucesso tem um conjunto de fatores e ter otimismo durante essa jornada é essencial para a cura”, frisou o médico.

A Rosas do Agro de Sinop também contou com a participação da voluntária Izabel Kroth. Ela passou pelo tratamento de câncer de mama e deixou uma mensagem de muita positividade. “Ao descobrir o câncer de mama não desista, não desanime, ouça o seu médico e siga todas as recomendações, o tratamento assim vai ser um sucesso. Falo por experiência própria, já faz cinco anos que fiz o tratamento e estou aqui para dar meu testemunho, portanto, o câncer de mama não mata e você ainda pode ser muito feliz depois disso”, destacou.

Sorriso também recebeu a Rosas do Agro, em parceria com a Cooami – Cooperativa Mercantil e Industrial dos Produtores de Sorriso. Cerca de 50 mulheres acompanharam a palestra da médica Dra. Nadine de S. Ziegler, ginecologista e obstetra e especialista em ultrassonografia.

O Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo com o intuito de conscientizar sobre a importância da luta contra o câncer de mama. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), quando descoberto precocemente, o câncer de mama tem 95% de chance de cura. Por isso, quanto mais cedo detectado, através do autoexame e de exames preventivos e periódicos, como mamografia e ultrassom das mamas, mais próximo da cura a mulher estará.