Relatório divulgado (Ima) mostra aumento na quantidade  de coliformes na Beira-Mar Norte

Situação mantém água imprópria para banho. Sistema de despoluição do trecho da via foi inaugurado em março, com investimento de R$ 18 milhões.

Beira-Mar Norte em Florianópolis está imprópria para banho, diz IMA. — Foto: MárcioC.

O ponto de coleta para balneabilidade da Beira-Mar Norte, em Florianópolis, que fica em frente ao monumento da Polícia Militar, segue impróprio para banho, segundo o último relatório divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente (Ima), na sexta-feira (28).

O sistema de despoluição do trecho da via foi inaugurado pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) em março. O investimento para despoluir 3,5 km foi de R$ 18 milhões.

O número de coliformes fecais para 100 ml de água aumentou de 285 na medição anterior feita no dia 29 de maio, para 6867 na última medição, do dia 26 de junho. Houve chuva moderada no período das duas medições.

Relatório de balneabilidade da Beira-mar Norte — Foto: Ima/Divulgação
Relatório de balneabilidade da Beira-mar Norte — Foto: Ima/Divulgação

Para a água ser considerada própria para banho, a quantidade máxima deve ser de 800 Escherichia coli por 100 mililitros, em 80% das amostras coletadas nas cinco semanas anteriores, no mesmo local.

Desde que o sistema de despoluição começou a funcionar, a poluição vinha caindo. Em maio era 91% menor se comparada a dezembro de 2018. Porém, a balneabilidade ainda não tem uma data para ser alcançada.

“A chuva obviamente sempre atrapalha, como em qualquer praia do Brasil, não vai ser só na Beira-mar Norte, mas não deveria ter esse número significativo. Vamos receber essa explicação da Casan na próxima quarta-feira”, disse o secretário de Infraestrutura de Florianópolis, Valter Gallina.

Para ele, o trabalho de medição deve ser feito toda semana. “Já temos uma reunião marcada com o IMA para que esses ensaios sejam semanais, igual no verão. Para conseguir a água própria para o banho, que a gente crê que está muito próximo disso, tem que ser semanal”, acrescentou. “Com isso, nós temos a convicção que em dois meses, no segundo semestre, teremos a Beira-mar própria para o banho”.

Em nota, a Casan disse que continua monitorando a água na Beira-mar Norte mediante análises semanais e em dois pontos de praia. O outro fica próximo ao trapiche. “A medição do IMA é mais uma de um conjunto de avaliações que têm de ser levadas em conta, com o valor de aumentar nossos sinais internos de atenção”, diz a nota.

A empresa informou que prefere continuar analisando uma série de medições, em vez de uma isolada, conforme afirma desde o início do projeto. Disse ainda que ajustes continuam sendo feitos para que a unidade cumpra o objetivo de recuperar ambientalmente a região.