Xanxerê um dia após tornado, em 2015 — Foto: BOACBM/Divulgação
Mais de quatro anos depois de ser destruído por um tornado, será reinaugurado no final da tarde desta quinta-feira (30) o ginásio de Xanxerê, no Oeste catarinense. Chamado de Arena Ivo Sguissardi, o local vai receber nesta quinta dois jogos do torneio Fifa de futsal feminino. Entre as duas partidas, às 18h30, haverá uma solenidade de inauguração.
O ginásio foi destruído em 20 de abril de 2015, quando Xanxerê foi atingida por um tornado. O município decretou estado de calamidade pública. Quatro pessoas morreram na cidade, mais de 90 ficaram feridas e pelo menos 2 mil casas foram danificadas pelos fortes ventos.
O professor de vôlei Valdir Marical estava no ginásio no dia do tornado. Ele estava em um treino com 28 atletas quando toda a estrutura veio abaixo. Ninguém se feriu.
“Eu consegui acolher 28 crianças aqui nesse dia. Graças a Deus, não aconteceu nada para elas. Eu acho que emociona muito pelo passado e pela vivência que nós tivemos aqui”, disse ele ao contemplar o novo ginásio.
Atrasos
A estrutura deveria ter sido entregue em maio do ano passado. A reconstrução foi marcada por atrasos na execução da obra e mudanças no projeto original. O custo foi de R$ 3,7 milhões. O dinheiro veio do governo federal.
A nova Arena tem 4 mil metros quadrados, arquibancadas com capacidade para 1,8 mil pessoas e quadra adaptada para as modalidades de futsal, vôlei, basquete e handebol.
Nesta quinta, a cidade recebe o Grand Prix de futsal feminino. Brasil, Chile, Paraguai e Argentina disputam o título inédito.
“Eu lembro que foi uma preocupação enorme até porque é cidade vizinha de Chapecó, então a gente ficou bem agoniado na época, a gente não estava em Chapecó quando aconteceu. Para nós, é uma felicidade imensa estar aqui, vendo essa arena em pé e estar participando dessa reinauguração, que é muito importante para a cidade de Xanxerê e para toda região”, afirmou a jogadora de futsal Michi.