Qualivida realiza cinco mil atendimentos em 2016

lula, delcídio e mais 5 viram réus por tentar obstruir a lava jato

A Supervisão de Saúde e Qualidade de Vida – Qualivida realizou mais de cinco mil atendimentos de saúde aos servidores da Assembleia Legislativa, durante o primeiro semestre deste ano. Atualmente, estão disponíveis atendimentos médicos, psicológicos e fisioterápicos, além de uma equipe de enfermagem e serviço social voltada para os exames iniciais e encaminhamento adequado do paciente. Até o fim deste ano, o consultório odontológico entra em funcionamento para completar o leque de serviços oferecidos aos servidores e seus dependentes.

Um dos principais destaques do setor foi o início dos trabalhos da equipe de fisioterapia, no segundo semestre de 2015, e que teve um impacto positivo devido a campanhas e atividades para prevenção de doenças. O médico Álvaro Roberto Assumpção, supervisor da Qualivida, destaca que a entrada da equipe agrega mais um serviço a ser oferecido, principalmente para a promoção da saúde.

Fora a fisioterapia, as demais especialidades também tiveram fluxo intenso. A equipe de enfermagem fez 1.782 atendimentos nos primeiros seis meses do ano. O médico Álvaro Roberto destaca que a enfermagem é responsável pelo primeiro contato com o paciente para fazer a triagem, ou seja, identificar o problema e recomendar a área adequada. Depois vem o serviço social, que também atua na triagem e encaminhamento para o devido tratamento. “A enfermagem e serviço social recebem os pacientes e orientam para a especialidade mais adequada ou, caso seja preciso, o serviço social providencia a internação ou exames a serem feitos”, detalha.

Entre as especialidades médicas, a ALMT possui profissionais nas áreas de ginecologia, endocrinologista, cardiologia e pneumologia, urologia e clínica geral. Ao todo, foram 839 consultas realizadas de janeiro a junho deste ano. A psicologia consultou 142 pessoas no primeiro semestre e a fisioterapia realizou 214 atendimentos.

“A Assembleia possui uma equipe multidisciplinar para atuar com um trabalho de assistência continuada e preventiva. Em breve vamos realizar exames periódicos e ampliar as campanhas de conscientização de acordo com os problemas de saúde mais comum entre os servidores”, revela o médico Álvaro Roberto.

Ações Paralelas

A Qualivida realizou, no primeiro semestre deste ano, algumas atividades e programas diferentes voltados para saúde e bem-estar dos trabalhadores e familiares. Entre os eventos, houve a participação na Corrida de Reis 2016 e a realização da primeira Caminha da ALMT, no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. Também foi implantado o programa Viva Bem para prevenir e combater a obesidade, um dos principais agentes causadores de doenças cardiovasculares e ortopédicos. O projeto inclui orientações sobre alimentação e atividades físicas, parceria com academias de ginástica e o acompanhamento médico dos servidores voluntários.

Outro programa que veio para inovar foi o de Ergonomia. Num primeiro momento foi feito o levantamento de todos os ambientes de trabalho da Assembleia para identificar quais adaptações necessárias para oferecer melhores condições aos servidores. Depois, teve início a troca de alguns itens, como cadeiras, e entrega de outros, como apoio para os pés. Agora no segundo semestre será iniciada uma campanha e haverá a Blitz Postural para avaliar e orientar os servidores com a relação à postura.

Atendimentos voltam em agosto

Devido às obras de construção do consultório odontológico, os serviços oferecidos no Qualivida estão suspensos de 18 de julho a 1º de agosto. Os atendimentos voltam a normalmente juntamente com o retorno do recesso da Casa. Atualmente, o consultório do cirurgião dentista passa pelo processo de instalações e o Dr. Álvaro Roberto Assumpção explica que até o fim de 2016 o local já estará apto a realizar consultas ambulatoriais odontológicas.