Projeto Recuperando Nascentes ajuda a conservar área de proteção ambiental na região da Vila Aurora

consumo das festas de final de ano aumentam a produção de resíduos na capital

Cerca de 350 mudas de árvores nativas foram plantadas na 38ª edição do projeto Recuperando Nascentes realizada no último sábado (24/10), na região da Vila Aurora, em Rondonópolis. A ação de iniciativa do Sicredi Sul MT contou com a presença de 80 pessoas entre voluntários e colaboradores.

O projeto lançado em agosto de 2012 tem como proposta a recuperação e preservação de nascentes das sub-bacias dos rios que são afluentes do Pantanal Mato-Grossense. Essas áreas abrangem os municípios de Rondonópolis, Pedra Preta, Alto Araguaia, Alto Taquari, Alto Garças, Guiratinga, Tesouro, São José do Povo, Poxoréu e Itiquira.

A área de preservação permanente com 5.500m², fica atrás da Unidade de Atendimento da Vila Aurora. Nesta edição foram plantadas espécies como Ipê, Angico, Igá, Embaúba e Aroeira.

Nesta edição o projeto contou com ajuda de voluntários da Ong Grupo Arareau de Preservação e Educação Ambiental. Segundo o presidente do grupo, Almir Araújo, a iniciativa do Sicredi é exemplo que outras empresas poderiam seguir. “O trabalho da cooperativa em recuperar nascentes vem de encontro com a nossa missão, que é de manter as áreas de proteção ambiental intactas e promover a conscientização da preservação dos recursos naturais”, ressaltou Araújo.

A ação ambiental na região da Vila Aurora retirou cerca de sete caminhões de lixo da área. De acordo com o presidente do Sicredi Sul MT, Marco Túlio Duarte Soares, as espécies plantadas nesta edição do projeto são encontradas nas APPs em torno do Rio Vermelho. “Nós do Sicredi Sul se comprometemos em cuidar da dessa área respeitando toda legislação ambiental vigente", explicou o presidente.

O Recuperando Nascentes foi criado pelo Sicredi Sul MT com o objetivo de estimular atitudes conservacionistas, aliando desenvolvimento sustentável e preservação. Desde sua implantação, mais de 50 mil mudas foram plantadas e diversas nascentes que abastecem os rios Vermelho, Arareau, Tadarimana, Ponte Pedra, Guiratinga, Jurigue, São Lourenço e Araguaia foram recuperadas.

O projeto Recuperando Nascentes é destinado diretamente aos associados e colaboradores da cooperativa e, indiretamente, à sociedade em geral. Além de recuperar nascentes degradadas, a iniciativa estimula colaboradores, familiares e outros associados a participarem do dia de plantio. É um momento de interação entre a cooperativa e a comunidade.