Projeto desperta olhar ambiental nas crianças

Ao todo, 30 estudantes da Rede Municipal de Ensino participaram do piloto – Divulgação/PMT

Estudantes da rede municipal de Tijucas participam de piloto que ensina técnicas de plantio de árvores e hortaliças.

Ana Carolina de Matos, de apenas 3 anos, aprendeu o processo de plantio de uma árvore numa aula especial no jardim do Centro de Educação Infantil Zilda Maria Peixer. Os professores do projeto Plantando Inclusão levaram mudas de hortaliças e proporcionaram aos alunos o contato direto com a terra. Ao todo, 30 crianças participaram da atividade.

Com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas, o projeto pioneiro desenvolvido pela Associação Caminho das Águas trabalha a educação ambiental com crianças da rede pública de ensino, uma vez por semana. “Nosso objetivo é envolver a comunidade escolar do município em práticas relacionadas ao meio ambiente. A intenção é despertar esse olhar de sustentabilidade ambiental e inserir no dia a dia dessas crianças o contato com a natureza”, explica Thiago Martins, assessor ambiental da Associação Caminho das Águas de Tijucas.

O projeto começou em uma colônia de férias e agora servirá de modelo para ser implantado em outras unidades de ensino. De acordo com Thiago, outro grande objetivo da ação é ampliar a implantação de hortas escolares, estimulando assim, o consumo de alimentos saudáveis.

Para a diretora do CEI, Ângela Lopes Furtado, a ação se encaixou nas propostas educacionais desenvolvidas durante o ano passado. Ela ressalta a importância de as crianças entenderem a o valor da natureza e da preservação ambiental. “Nosso futuro está nas mãos dessas crianças, daí a importância de ter desde a educação infantil este incentivo de preservação ao meio ambiente e o fato de aprenderem a plantar. Nossas professoras apostam nessa ideia, tanto que já estamos trabalhando com as crianças desde o ano passado com o projeto Semeadores do Futuro”, destaca Ângela.

A professora Adélia dos Santos trabalha há 22 anos com a educação e afirma que as crianças aprendem preciosas lições com ações como esta. “Com o crescer da planta, a criança aprende sobre o ciclo da vida”, completa a educadora.

Fonte: Redação ND