O aproveitamento da energia solar apartir da instalação de painéis fotovoltaicos, paradiminuição de gastos públicos com escolasestaduais e a rede hoteleira,é a mais nova estratégia para redução de custos em MatoGrosso. E o primeiro passo já foi dado na Assembleia Legislativa. A proposta está no Projeto de Lei nº 91/2017, do deputado Wagner Ramos (PSD), e já recebeu parecer favorável da Comissão de Trabalho e Administração Pública.
“Quando o assunto é energia renovável, aenergia solar é a fonte mais expressiva que existe em nosso planeta. Ela é renovada diariamente e fornecida de forma abundante e permanente para asuperfície terrestre”, observou o parlamentar. Ele destacou o Brasilcomo um país rico em potencial energéticosolar, a partir da incidência sobre sua extensão territorial. Paralelamente, estudos apontam a viabilidade da redução de custos e de impactos ambientais com o uso de painéis solares.
A partir desse cenário, Wagner Ramos propõe que o governo implante painéis solares fotovoltaicos nos colégios da rede pública eestenda a medidaà rede hoteleira de Mato Grosso. A finalidade é converter energia solarem energia elétrica e, com isso,garantir maior eficiência e menor custo para as escolas e a rede hoteleira.
Durante a crise energética ocorrida nos últimos anos, foi possível observar que a adoção de medidas simples como o aproveitamento da luz solar nas casas– a iluminação natural gerou economias significativas. “E o uso do aquecimento solar da água emresidências diminui os gastos com energia elétrica e a dependênciapor ela, sobretudo nos horários de maior necessidade,diminuindo a sobrecarga do sistema energético”, completou o parlamentar.
Em sua segunda edição, a publicação “O Setor Elétrico Brasileiro e a Sustentabilidade” citoulevantamento feito por ONGs que acompanham o setor. O trabalho mostrou que o Brasil tem capacidade solar para atender 10% da sua demanda atual de luz habilitando menos de 5% da área urbanizada do país.