Procon de Rondonópolis assume presidência do Fórum Municipal dos Procons de Mato Grosso

Procon de Rondonópolis assume presidência do Fórum Municipal dos Procons
Assessoria

Na 26ª Reunião Técnica dos Procons de Mato Grosso, ocorrida de quarta-feira (20) a sexta-feira (22) em Sinop, da qual participaram representantes de unidades do Procon de 28 municípios mato-grossenses, o órgão de defesa do consumidor de Rondonópolis, que compôs a chapa “Procons mais fortes”, foi eleito para a presidência do Fórum Municipal dos Procons de Mato Grosso.

Destinado a debater assuntos pertinentes a atuação do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) na esfera estadual e definir procedimentos para preservar os direitos do consumidor a partir da ações de fiscalização e repressão de infrações.

O evento é momento de troca de experiências e conhecimentos entre as diversas unidades municipais do Procon na busca de alternativas para as operações, além de atualização sobre a legislação de defesa do consumidor.

Aproveitando a ocasião, os representantes dos Procons presentes no encontro realizaram a votação para a presidência do Fórum Municipal dos Procons de Mato Grosso, que elegeu o Procon de Rondonópolis para o mandato de quatro anos.

Coordenadora do Procon de Rondonópolis, Marildes Ferreira, explica que a presidência do Fórum Municipal dos Procons é composta de três secretarias: institucional, jurídica e de relações sociais.

Entre as principais atribuições do Fórum Municipal dos Procons, de acordo com a coordenadora do órgão de Rondonópolis, está levar as demandas dos Procons municipais ao Procon estadual, ouvir as necessidades apresentadas pelos funcionários das diversas unidades e buscar saná-las, promover a capacitação de pessoal, verificar se o fornecimento de equipamentos e materiais está de acordo com a demanda, além de preparar a equipe para transmitir as orientações a serem prestadas ao público e acompanhar conversas institucionais com os prefeitos.

“Nossa expectativa é colocar o Procon a serviço do consumidor sem deixar de dialogar com o fornecedor. E, também, instruir, capacitar e fortalecer os Procons municipais, além de criar e instalar unidades nos municípios onde ele ainda não está presente”, detalha Marildes.