O programa Pró-Escolas, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), foi apresentado para os gestores municipais da educação que estiveram presentes durante o 1º Encontro de Novos Gestores Municipais da Educação, realizado pela União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime-MT) nesta sexta-feira (10.02), em Cuiabá.
O secretário de Estado de Educação, Marco Marrafon, foi o responsável pela apresentação e ressaltou que a Seduc quer fortalecer a relação com os municípios mato-grossenses. “Essa relação é importante para que as necessidades sejam identificadas e que as forças, ou seja, Estado e Município, trabalhem juntos para a melhoria da nossa educação”, destacou.
O Pró-Escolas reúne investimentos e ações nas áreas de Ensino, Estrutura, Inovação e Esporte e Lazer. A intenção é universalizar o atendimento e melhorar a qualidade da educação na rede estadual de Mato Grosso.
Durante o encontro, Marrafon falou sobre a necessidade de investir em currículo e formação e melhorar a avaliação do sistema de educação, visando à correção de fluxos, o combate ao analfabetismo e à evasão escolar.
Em relação ao eixo Estrutura, o secretário falou sobre investimentos em tecnologia de informação (TI). “Como é que podemos trabalhar a questão de estrutura e inovação se a internet nas escolas não é de qualidade? Estamos trabalhando para que todas as escolas passem a ter internet de qualidade, nem que seja necessária a conexão via satélite”, destacou Marrafon.
O secretário citou ainda o aumento significativo das escolas estaduais em tempo integral, que passarão de quatro em 2016, para 15 neste ano, incluindo a Arena da Educação, que será instalada na Arena Pantanal e terá o ensino aliado ao treinamento esportivo de alta performance.
“Pegamos 15 salas das 75 existentes na Arena Pantanal para implantar essa ideia e articular a educação e o esporte. Pela manhã, os estudantes vão ter aulas normais e, de tarde, atividades esportivas, aproveitando a estrutura já existente, como o ginásio Aecim Tocantins, a piscina olímpica e o Palácio das Artes Marciais”, afirmou.
Encontro de gestores
O 1º encontro da Undime, realizado no auditório da Escola Superior do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), debateu assuntos voltados ao fortalecimento da educação pública e da gestão educacional e administrativa. Mais de 150 representantes municipais participaram da ação.


















