Primeiro semestre: Instituto Memória realiza 18 ações culturais e lança publicações

tribunal de contas celebra 63 anos de fundação

Nos seis primeiros meses deste ano, o Instituto Memória do Poder Legislativo (IMPL) atuou em diversas frentes de trabalho, entre elas ações culturais, lançamentos de publicações, digitalização do acervo histórico do Parlamento, além de atendimento ao público em geral.

Conforme Ísis Catarina Brandão, do Instituto Mémória, só as atividades culturais somaram 18 eventos, a grande maioria delas exposições. Já as publicações lançadas, duas são edições do Catálogo Ação Cultural, volumes 2 e 3, respectivamente, que reúnem eventos culturais realizados no Parlamento no ano de 2013.

“Publicamos também dois opúsculos, que se trata de pequenos impressos. Um deles foi da cidade de Poxoréu, onde reunimos as legislações pertinentes ao município. Outro foi com relação ao evento realizado no Coxipó do Ouro pelos 295 anos da primeira missa em Mato Grosso”, informou Ísis.

De acordo com Ísis, outras publicações estão em fase de finalização, como a seleção das sessões especiais de vários períodos. Outra edição vai reunir atas das audiências públicas realizadas na 17ª Legislatura (2011-2014), ordenadas em sete grandes temas, num total de 18 volumes.

“Estamos finalizando ainda um material sobre a genealogia de Mato Grosso, entre os anos de 1719 e 1999, partindo da implantação de Cuiabá à criação dos municípios, passando pelos desmembramentos dos estados de Rondônia e Mato Grosso do Sul”, explica Ísis.

Em fase final de pesquisa pela equipe do IMPL ainda há um material que reunirá a composição do Legislativo dos anos de 1947 até 2016 e outra publicação com os apartes e discursos registrados nas atas do período do mandato de deputado de Dante de Oliveira,in memoriam. “Pretendemos fazer o lançamento dessa obra em fevereiro de 2017, em que se comemora o mês de nascimento de Dante”, adiantou Ísis.

Já de atendimento ao público, tanto externo como interno, registrou 276 solicitações feitas de forma presencial, 415 encaminhamentos feitos por email e 225 correspondências entregues no semestre. O IMPL também implantou a Comissão de Avaliação de Documentos da AL (CAD) e fez a nomeação da Comissão Setorial de Avaliação de Documentos (CSAD).

EXPOSIÇÕES– Nesse ano, o Instituto realizou a exposição intitulada “Rondon, Herói Mato-grossense”, que passou pelo salão cultural do Palácio Paiaguás no mês de janeiro. Na unidade do Ganha Tempo, na praça Ipiranga, foi realizada a exposição “Manoel de Barros na Mídia Impressa”.

Mais uma exposição teve como tema “50 Anos de História da criação da Casa Civil e Casa Militar”, no Cenário Rural. Pelo Dia Internacional das Mulheres, comemorado em 8 de março, foi realizada mais uma edição da exposição “Mulheres Mato-grossenses, e que Mulheres”, que esteve na Ganha Tempo, na Galeria dos Presidentes da Assembleia Legislativa e no Espaço Cultural Neco Santos, no município de Nobres.

Em comemoração ao aniversário de Cuiabá, foram realizadas duas exposições no mês de abril. Uma delas aconteceu no foyer do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, “Cuiabá Nosso Patrimônio Visão Moacyr de Freitas”, também levada ao Ganha Tempo- local este que em seguida recebeu a segunda exposição: “Cuiabá Nosso Patrimônio Visão Fotográfica”.

No mês de maio, o Instituto levou à população aexposição iconográfica em comemoração ao aniversário de Mato Grosso, a partir da lei de criação da província do Estado de Mato Grosso do deputado João Malheiros e a exposição “Governadores do Estado de Mato Grosso”, no período de 1966 a 2010.

OUTROS EVENTOS- O Instituto participou ainda da organização do evento “Cuiabá redescobrindo o Coxipó do Ouro – rumo aos 300 anos”, em comemoração aos 295 anos da 1ª missa realizada em Mato Grosso.

A equipe esteve presente em eventos como a Feira Internacional do Turismo, no Centro de Eventos do Pantanal. Lá, foi apresentada a Exposição Iconográfica 180 anos de Evolução e Participação do Poder Legislativo, bem como no XIV Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu, como as exposições “Evolução do Parlamento Participativo” e “Iconográfica 180 Anos da Evolução e Participação do Poder Legislativo de Mato Grosso”.

No mês de maio foi realizada uma edição do “Prata da Casa”, em que servidores do Legislativo apresentaram seus talentos nas áreas de artes plásticas e cênicas, musical, gastronômica e artesanal, durante uma semana inteira. E o desfile do Dia das Mães servidoras do Legislativo foi uma parceria com Sindicato dos Servidores da Assembleia (Sindal).

Por fim, o Instituto realizou a Festa Junina dos Servidores, em parceria com Associação dos Servidores do Legislativo Estadual e Municipal (Aslem), Sindal, Sala da Mulher e Sicoob.