O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (PSB),quer estreitar o diálogo entre o Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Sinetran).Para tanto, o parlamentar recebeu a presidente da entidade, Daiane Renner, na manhã desta segunda-feira (20), a fim de dar continuidade a assuntos discutidos em outra reunião realizada em fevereiro, que também tratavam das demandas do órgão.
Botelho vem acompanhando o debate relacionado aos servidores do Detran desde o ano passado e, logo após assumir a Presidência da ALMT, o deputado se reuniu com representantes do sindicato. As reuniões tratam tanto de questões relacionadas às condições de trabalho como a defasagem de salário.
A presidente do Sinetran, Daiane Renner, explicou que a Assembleia está atuando na interlocução das partes e o deputado se propôs a ampliar o debate com o Executivo. Para ela, infelizmente, o diálogo com o governo está fechado e até mesmo as negociações e os acordos feitos com a participação do próprio Parlamento e do Tribunal de Justiça não foram cumpridos.
"Nós temos um processo intenso de luta da categoria e temos pautas em aberto que já é fruto de uma negociação que não foi executada, como o cronograma que não é cumprido, apesar da participação da Assembleia e do Tribunal de Justiça, tem a questão da insalubridade de vários setores, a saúde e segurança do trabalhador, a ampliação do quadro de servidores e já conversamos com o deputado (Botelho) para estabelecer este diálogo e ter esta abertura", declarou Daiane.
Botelho vem desde 2015 intermediando o diálogo, quando os servidores entraram em greve cobrando a nomeação de pelo menos 70% dos aprovados no último concurso do órgão. Atualmente, 113 foram nomeados, e no total chega a 180. Porém, este número representa apenas cerca de 35% do total de 489 aprovados. Faltam ainda 301 serem chamados.
A sindicalista lembra que o órgão sofre com a falta de servidores para atender a demanda do Estado. Atualmente, o Detran conta com efetivo de 900 trabalhadores, porém, o ideal seria pelo menos 2.100. Sendo assim, mesmo que chame 100% dos concursados ainda haverá déficit de trabalhadores.
Renner conta que um dos setores onde mais falta pessoal é o de fiscalização de trânsito, o qual até o momento não teve nenhuma nomeação. "Mato Grosso é um dos estados mais violentos em mortes e lesões no trânsito, precisamos de reforço neste setor". Outro ponto discutido na reunião foi autonomia financeira do Detran.
Daiane Renner informou que o órgão arrecada cerca de R$ 1,5 milhão por dia e tem recursos suficiente para atender as demandas dos servidores, porém, o dinheiro vai todo para Conta Única.
O deputado reforçou a necessidade de diálogo e a importância do órgão para o governo por ser um importante arrecadador para o Estado. "É possível haver um consenso com o Executivo para que haja também melhorias no Detran e isto resulte não apenas em benefícios para os servidores, mas principalmente para o cidadão que é o maior prejudicado com as paralisações e com as dificuldades de trabalho no órgão".

















