Florianópolis registrou dois casos de sarampo em 2019, segundo boletim da prefeitura divulgado nesta quarta-feira (24). De acordo com município, os casos são importados, duas turistas que passaram férias na capital catarinense.
Neste ano, já foram confirmados 426 casos de sarampo em 2019 em sete estados, com surtos em São Paulo, Rio de Janeiro e Pará.
Segundo a prefeitura, há mais de 10 anos não há registro da doença na cidade. Por isso, foi feito um alerta para a necessidade de vacinação de toda a população, que é efetiva após a aplicação de duas doses. A imunização está disponível gratuitamente nos centros de saúde.
Os casos deste ano foram diagnosticados em 17 e 22 de julho, após laudos emitidos pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Uma das mulheres é de São Paulo e tem 30 anos. A outra tem 40 anos e é natural de Goiás.
Ainda segundo a prefeitura, as medidas de controle e monitoramento de novos casos foram tomadas. Os profissionais de saúde estão alertados para a identificação da doença, principalmente entre turistas.
O sarampo é uma doença contagiosas que pode causar, em caso de agravamento, lesões cerebrais, cegueira e perda de audição.
Dive fará contraprova
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) informou que, mesmo com o resultado positivo do Lacen, fará uma segundo teste das amostragens.
Segundo o órgão, a rechecagem dos resultados é um protocolo do Ministério da Saúde (MS). As amostras foram enviadas nesta quarta para o laboratório Fiocruz, no Rio de Janeiro.
Por isso, segundo a Dive-SC, somente com a comparação dos resultados será possível atestar a doença.




















