Home Destaques Prefeitura de Florianópolis passa a usar 10 câmeras espalhadas pelo Centro para fiscalizar trânsito

Prefeitura de Florianópolis passa a usar 10 câmeras espalhadas pelo Centro para fiscalizar trânsito

Prefeitura de Florianópolis deve usar câmeras de videomonitoramento em infrações. Foto: Reprodução

[rev_slider alias="topo-home-728x90"]

A Prefeitura de Florianópolis passou a usar também câmeras de videomonitoramento para fiscalizar o trânsito do Centro. Pelas imagens, os guardas municipais podem verificar infrações e emitir multas na hora. Os locais onde essa tecnologia está implantada são sinalizados com a placa “fiscalização de trânsito por meio de videomonitoramento”.

A ação é feita desde quinta-feira (9). Nas próximas semanas, devem ser instaladas mais 20 câmeras. As imagens que geram as multas ficam guardadas nos computadores da prefeitura.

Foto: Reprodução

Há fiscalização por videomonitoramento no Largo da Alfândega, em ruas como a Tenente Silveira e também na Bocaiúva.

Funcionamento

“O guarda, o agente de trânsito, ele, nas câmeras aqui na central de monitoramento, faz essa verificação, expede o auto de infração e daí para frente o auto tem andamento normal como se fosse uma multa presencial que foi dada no veículo estacionado, por exemplo”, explicou o secretário municipal da Segurança Pública, Alceu de Oliveira.

Uma das primeiras multas aplicadas com esse novo sistema foi de um motorista que parou o carro na Rua Bocaiúva, em frente a um shopping. Pela norma, ele só poderia embarcar ou desembarcar, não poderia ficar parado no local, nem com o pisca-alerta ligado. O condutor recebeu multa de R$ 130 e quatro pontos na carteira de habilitação.

Uso diferente do tempo

A ideia ocorreu porque os guardas perdiam muito tempo percorrendo as ruas do Centro para atender todas as ocorrências geradas relacionadas a infrações de trânsito.

Agora, vão usar esse tempo de forma diferente. “Libera efetivo para que a gente possa utilizar nas praças, nos bairros, usar a guarda próxima da comunidade”, afirmou o secretário.

“Nós temos uma situação do posto da [Avenida] Mauro Ramos que todos os dias nós temos que encaminhar guardas municipais para lá. Se nós colocarmos uma sinalização e fazer a fiscalização por videomonitoramento ali naquele local, é algo que vai ter um resultado muito rápido”, disse o comandante da Guarda Municipal de Florianópolis, Ivan Couto.

A prefeitura diz que o objetivo não é punir e sim, educar. Mas, para o presidente da Comissão de Direito do Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ilson Krigger, isso só ocorre quando o guarda está presente no local.

“Faz com que mude o comportamento. Não apenas do condutor que está sendo abordado, mas dos demais que estão circulando e verificam a presença do agente de trânsito, que notam que há uma fiscalização das infrações de trânsito. Isso, além de mudar o comportamento, causa uma sensação de punição”, afirmou.