Prefeito oferece espaço de feiras-livres para verdureiros retirados das ruas

crise econômica pode trazer oportunidades de investimento, avalia especialista

Encontrar uma solução para os trabalhadores que fazem da venda de verduras em bancas espalhadas pela cidade, principal fonte de renda da família. Esse é o interesse do prefeito em exercício de Rondonópolis, Rogério Salles, que se reuniu com a categoria na tarde desta quinta-feira (9). Ele ofereceu os espaços das feiras-livres para serem utilizados como ponto de venda nos dias e horários que estão desocupados.

Outro compromisso feito foi o de montar uma comissão para levar a discussão ao Ministério Público. A expectativa do prefeito é conseguir cumprir com a legislação e as determinações do Ministério Público que definiu a retirada dos verdureiros das ruas da cidade e tentar encontrar condições para ajudar a resolver o problema dos trabalhadores.

A comissão deve ser composta pelos secretários Stefânia Pasqualotto (Desenvolvimento Econômico) e Valdecir Feltrin (Receita), vereadores e o prefeito. “Temos que cumprir a lei. Mas, devemos considerar o fato de que todos são trabalhadores. Portanto, temos de um encontrar um mecanismo que livre a prefeitura de processos e os verdureiros de prejuízos”, defende.

Esta comissão deve fazer um levantamento dos verdureiros existentes na cidade e o cadastro desses trabalhadores para depois se reunir com o promotor de Justiça responsável pelo processo e discutir uma proposta de solução. “Tenho claro que quem vende mercadoria na rua é um trabalhador que busca um jeito de sobreviver”, explica.

Rogério Salles deve desencadear todo processo numa conversa técnica com o procurador-geral do município, Fabrício Correa; e o secretário da Receita, Valdecir Feltrin. O interesse é estudar a possibilidade de ampliar ou não o prazo para os verdureiros manterem a atividade enquanto aguardam por uma alternativa viável. “Até agora não há nenhuma condição para se dar solução para essa questão”, esclarece.

Proposta parlamentar

A proposta inicial do prefeito de abrigar os verdureiros nas feiras-livres foi rejeitada pelo grupo que participou do encontro. Os vereadores presentes na reunião apresentaram algumas propostas de solução para o caso. Dentre essas, está a de fazer uma emenda na lei de comidas de rua para contemplar os vendedores de verdura. Stefânia Pasqualotto alerta que neste caso, fica legalmente impedida de beneficiar os trabalhadores com a preferência pelos pontos de venda a serem definidos.

A reunião aberta pelo presidente do Legislativo Municipal, vereador Lourisvaldo Manoel de Oliveira – o Fulô – contou também com a presença dos parlamentes Adonias Fernandes, Cidão do Povo, Jailton Pesque Paqgue, Thiago Silva, Cláudio da Farmácia, Elton Mazetti e Cido Silva.