Acompanhado dos ministros da Saúde, Ricardo Barros e da Agricultura, Blairo Maggi, do senador José Medeiros e do deputado federal Adilton Sachetti, além de secretários e sociedade civil, o prefeito José Carlos do Pátio, participou, nesta sexta-feira (28), da inauguração do 5º andar da Santa Casa de Rondonópolis, onde estão situados os Centros Obstétrico e de Parto Normal e demais instalações da nova maternidade da instituição.
As obras foram custeadas pelo Ministério da Saúde, que aplicou R$ 690 mil para a reforma e compra de equipamentos. Durante a inauguração, o prefeito citou algumas ações em saúde que começaram a ser feitas na sua gestão e destacou a união das bancadas estadual e federal para os avanços recentes obtidos no setor.
“Começamos a realizar cirurgias cardíacas abertas, cateterismo e angioplastia, procedimentos feitos em cidades de ponta e estamos nos tornando referência em saúde. Agradeço aos ministros e à bancada federal por este andar. Nunca na história de Rondonópolis houve, como agora, uma união das forças políticas pelo interesse público, da nossa cidade e da região sul”, comemorou Pátio.
O ministro Ricardo Barros destacou o compromisso do governo federal com os investimentos em saúde em todo o país. “A Santa Casa vem recebendo recursos continuados do governo federal. Os deputados e senadores colocam emendas e apoiam e prestigiam o trabalho desta instituição. E o governo federal continuará apoiando não só a estruturação, mas também o custeio dos serviços, que são fundamentais à população”, assegurou o ministro.
A nova estrutura da Santa Casa conta com um centro obstétrico com três salas cirúrgicas para cesarianas, centro de parto normal composto por seis salas PPP (pré-parto, parto e pós-parto), enfermarias, posto de enfermagem, sala de vacinas, sala de ultrassom e sala de deambulação, além de salas de treinamentos, farmácia, gestão de contas, repouso médico, vestiários, consultórios e demais áreas de apoio.
O diretor administrativo da Santa Casa, Kemper Carlos Pereira, calcula que será possível o atendimento com qualidade de 1200 mulheres que buscam esses serviços médicos, inclusive aquelas com gestação de alto risco. Com a nova estrutura as gestantes terão mais privacidade na hora do parto junto ao acompanhante.
Em um ano de gestão, a Santa Casa recebeu 9,6 milhões do Governo Federal, sendo R$ 3,9 milhões em 2016 para custeio/ano do serviço cardiovascular e mais R$ 1,6 milhão, este ano, para custeio anual para habilitação de leitos de UTI.

















