Prefeito destaca união da bancada de Rondonópolis para conquistas na área da saúde

prefeito destaca união da bancada de rondonópolis para conquistas na área da saúde

Acompanhado dos ministros da Saúde, Ricardo Barros e da Agricultura, Blairo Maggi, do senador José Medeiros e do deputado federal Adilton Sachetti, além de secretários e sociedade civil, o prefeito José Carlos do Pátio, participou, nesta sexta-feira (28), da inauguração do 5º andar da Santa Casa de Rondonópolis, onde estão situados os Centros Obstétrico e de Parto Normal e demais instalações da nova maternidade da instituição.

As obras foram custeadas pelo Ministério da Saúde, que aplicou R$ 690 mil para a reforma e compra de equipamentos. Durante a inauguração, o prefeito citou algumas ações em saúde que começaram a ser feitas na sua gestão e destacou a união das bancadas estadual e federal para os avanços recentes obtidos no setor.

“Começamos a realizar cirurgias cardíacas abertas, cateterismo e angioplastia, procedimentos feitos em cidades de ponta e estamos nos tornando referência em saúde. Agradeço aos ministros e à bancada federal por este andar. Nunca na história de Rondonópolis houve, como agora, uma união das forças políticas pelo interesse público, da nossa cidade e da região sul”, comemorou Pátio.

O ministro Ricardo Barros destacou o compromisso do governo federal com os investimentos em saúde em todo o país. “A Santa Casa vem recebendo recursos continuados do governo federal. Os deputados e senadores colocam emendas e apoiam e prestigiam o trabalho desta instituição. E o governo federal continuará apoiando não só a estruturação, mas também o custeio dos serviços, que são fundamentais à população”, assegurou o ministro.

A nova estrutura da Santa Casa conta com um centro obstétrico com três salas cirúrgicas para cesarianas, centro de parto normal composto por seis salas PPP (pré-parto, parto e pós-parto), enfermarias, posto de enfermagem, sala de vacinas, sala de ultrassom e sala de deambulação, além de salas de treinamentos, farmácia, gestão de contas, repouso médico, vestiários, consultórios e demais áreas de apoio.

O diretor administrativo da Santa Casa, Kemper Carlos Pereira, calcula que será possível o atendimento com qualidade de 1200 mulheres que buscam esses serviços médicos, inclusive aquelas com gestação de alto risco. Com a nova estrutura as gestantes terão mais privacidade na hora do parto junto ao acompanhante.

Em um ano de gestão, a Santa Casa recebeu 9,6 milhões do Governo Federal, sendo R$ 3,9 milhões em 2016 para custeio/ano do serviço cardiovascular e mais R$ 1,6 milhão, este ano, para custeio anual para habilitação de leitos de UTI.