Plano de desenvolvimento regional será o maior divisor de águas já visto, afirma deputado federal

deputado federal participa de reunião interinstitucional em barra do garças

Pensar estrategicamente em uma política de desenvolvimento regional, como forma de instrumento para alavancar o crescimento da economia com base nas potencialidades locais e em beneficio à sociedade é proposta amplamente defendida pelo deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), deputados estaduais Wancley Carvalho (PV), Leonardo Albuquerque (PTB) e governo do Estado para a região oeste de Mato Grosso.

Nesta terça-feira (11), os parlamentares se reuniram na Assembleia Legislativa com o secretário do Gabinete de Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura para discutir e definir as prioridades e acompanhamento das ações a serem desenvolvidas para a construção de um plano macro, estratégico e com aparato técnico voltado para expansão econômica da região oeste em conformidade com as necessidades locais.

A iniciativa pretende potencializar os recursos naturais existentes agregando à expanção dos investimentos localizados nos municípios que estão na área de fronteira e com presença frágil há décadas de políticas públicas.

Durante a conversa foi ressaltado que por meio do Ministério da Integração grandes capitais poderão ser injetados no plano através da obtenção de recursos e financiamentos do governo federal.

"A proposta é expandir as riquezas e recordes locais em beneficio à população, será um divisor de águas jamais visto em todo Estado", disse o deputado federal Ezequiel Fonseca que citou ainda a existência na região de quantidade imensurável de fosfato, ouro, níquel, produção de 40% da energia distribuída para todo Estado, usinas de cana-de-açúcar, maior bacia leiteira, entre outras inúmeras potencialidades.

Para Wancley essa é uma realidade possível. "A região oeste deve ser reconhecida não apenas pelas suas potencialidades, mas como uma realidade possível de desenvolvimento econômico e sustentável, juntos vamos planejar e trabalhar por esse plano", frisou.

Durante a conversa foi reafirmada a importância do trabalho em conjunto com os consórcios intermunicipais de desenvolvimento. Inicialmente, os consórcios estarão realizando um estudo social, econômico e ambiental para mapeamento das principais necessidades e apontamento de projetos estratégicos para colaborar com a construção do plano, sob um olhar e perspectiva local a serem desenvolvidos.

O estudo deverá contemplar dados relativos à economia, produção agrícola, infraestrutura e logística, cadeias produtivas, arranjos locais e institucionais que se encontram nessa região.